Notícias
Inovação
18 de Maio de 2022 Aquaculture Brasil
Computador funciona direto há 6 meses à base de algas

Pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, conseguiram manter um computador funcionando continuamente por seis meses usando apenas a energia produzida por algas. O sistema possui uma espécie de alga chamada Synechocystis que coleta energia naturalmente do Sol por meio da fotossíntese.

Segundos os cientistas, uma pequena quantidade de eletricidade gerada pelo dispositivo — que tem o tamanho de uma bateria AA — interage com um eletrodo de alumínio, fazendo com que um microprocessador possa ser alimentado ininterruptamente por longos períodos.

 

 

Esse sistema tem um potencial incrível como uma maneira confiável e renovável para alimentar pequenos dispositivos eletrônicos como relógios inteligentes, ou na Internet das Coisas, com etiquetas que compartilham dados em tempo real”, explica o professor de bioquímica Christopher Howe, autor principal do estudo.

Energia renovável

Para testar o protótipo, os cientistas colocaram o computador para funcionar em ciclos de 45 minutos — simulando uma carga de trabalho computacional que exigia 0,3 microwatts de energia — e 15 minutos em modo de espera, consumindo apenas 0,24 microwatts de eletricidade.

Computador funcionou por seis meses usando apenas a energia gerada pela fotossíntese das algas (Imagem: Reprodução/University of Cambridge)

Durante aproximadamente seis meses, não houve interrupções de energia e, nos seis meses seguintes, as cianobactérias continuaram a produzir eletricidade, mostrando que o equipamento poderia funcionar por longos períodos usando apenas a energia proveniente da fotossíntese.

A crescente Internet das Coisas precisa de uma quantidade cada vez maior de energia. Em vez de armazenar essa eletricidade como uma bateria convencional, nosso dispositivo fotossintético consegue gerá-la continuamente usando apenas luz ambiente e água para funcionar”, acrescenta Howe.

 

 

No escuro

As cianobactérias são capazes de criar o seu próprio alimento durante o processo de fotossíntese o que, segundo os pesquisadores, faz com que o dispositivo possa continuar produzindo energia mesmo durante períodos de escuridão, já que o processamento do excesso desses alimentos não para na ausência de luz.

Esquema de funcionamento do computador que usa algas como fonte de energia (Imagem: Reprodução/University of Cambridge)

Durante os testes realizados pelos cientistas, uma colônia de algas Synechocystis foi usada para alimentar um chip Arm Cortex M0+ — um microprocessador que consome pouca eletricidade — amplamente utilizado em equipamentos de Internet das Coisas como tags e aparelhos vestíveis.

Acreditamos que esses dispositivos eficazes podem ser produzidos de forma muito barata com materiais recicláveis. Se estivermos certos, esses geradores feitos à base de algas comuns poderão ter aplicações comerciais viáveis dentro de cinco ou seis anos”, prevê o professor Christopher Howe.

 

 

Embora esta experiência não conduza à criação de fontes de alimentação para dispositivos mais potentes, demonstra muito potencial no mercado dos pequenos dispositivos IoT, um setor que pode chegar a 1 bilião de dispositivos instalados em 2035, tornando a sua alimentação pelos meios tradicionais menos prática. Essa tecnologia também pode ser usada para alimentar sensores ambientais ou carregadores para telefones que funcionem em locais remotos onde a rede eléctrica não chega.

 

Fonte: New Scientist I Por: Matthew Sparks

 

Veja também:

INVE Aquaculture lança dieta de substituição de rotíferos 

Sonda brasileira para aquicultura mostra novos sensores e funcionalidades na agrishow

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!