Notícias
Cultivo de Peixes
04 de Maio de 2022 Aquaculture Brasil
O livro “Aquicultura do beijupirá no Brasil” agora está disponível em formato eletrônico para download gratuito

 

 

Nas últimas décadas, a aquicultura, em especial a piscicultura marinha, tem experimentado um grande crescimento em todo o mundo. No Brasil, embora haja registros antigos da criação de peixes marinhos na região Nordeste, a atividade não contribui significativamente com a produção de pescado. Durante muitos anos, os esforços de pesquisa e desenvolvimento no Brasil estiveram direcionados às tainhas (Mugil spp.), ao robalo-peva (Centropomus parallelus) e ao linguado (Paralichthys orbignyanus), as quais, infelizmente, ainda não alcançaram um patamar de produção comercial. Com o desenvolvimento da tecnologia de criação e consequentemente da produção em larga escala do beijupirá (Rachycentron canadum) na Ásia, alguns produtores nacionais passaram a considerar essa espécie nativa do Brasil, inclusive com várias iniciativas de produção nas regiões Nordeste e Sudeste.

A despeito do potencial do beijupirá, os estudos científicos sobre a biologia e aquicultura dessa espécie ainda eram escassos no Brasil. Cientes dessa realidade, este livro representa o esforço de uma equipe de pesquisadores de disponibilizar o conhecimento científico e tecnológico adquirido durante as atividades da Rede de Pesquisa e Desenvolvimento em Piscicultura Marinha – REPIMAR, que contou com o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do então Ministério da Aquicultura e Pesca (MPA), do Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT, do Fundo Setorial do Agronegócio – CT/Agronegócio e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).

 

 

O livro é, portanto, fruto do esforço dos pesquisadores ligados à REPIMAR, uma rede formada em 2007 com o propósito de apoiar o desenvolvimento sustentável da piscicultura marinha com foco no aprimoramento dos sistemas de produção do beijupirá. Em um primeiro momento, a REPIMAR esteve composta por pesquisadores da UFRPE, UFPE, UFRB, USP, FIPERJ, UFLA, UFSC, FURG, Instituto de Pesca – SP e EMBRAPA. Posteriormente, UFPI, UFAL, UFMT, UFPR, UFT, UNIR, IFPB, Redemar Alevinos e CSIRO (Austrália) também passaram a colaborar.

 

 

Na concepção do livro os autores não se limitaram unicamente aos estudos desenvolvidos no âmbito da REPIMAR, mas também em incorporar noções básicas relativas à biologia e às tecnologias de produção desse peixe em cativeiro como pano de fundo para o leitor não familiarizado com tais temas. Outros aspectos igualmente importantes para a sustentabilidade da atividade foram abordados. Entre estes, um destaque especial para os capítulos que tratam de impactos ambientais, sanidade, viabilidade econômica, variabilidade genética, tecnologias de abate, aproveitamento de subprodutos, rastreabilidade, desenvolvimento de embalagens e mercado.

 

O download pode ser feito clicando aqui.

 

Fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

 

Veja também: 

Brasil tem condições de autossuficiência em produção de fertilizantes a partir da aquicultura

Estudo da EPAGRI/CIRAM avalia o potencial de SC para a produção de peixes de água doce

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!