Notícias
Cultivo de Camarões
03 de Julho de 2020 Giovanni Lemos de Mello
Índia importa com sucesso nova genética de Litopenaeus vannamei do Havaí

A unidade de quarentena aquática da Índia (AQF) colocou em quarentena com sucesso 3.600 reprodutores de camarão branco do Pacífico (Litopenaeus vannamei) importados do Havaí por seis laboratórios indianos.

A importação dos reprodutores, transportados em uma única remessa, foi facilitada por um voo fretado pelos laboratórios em 4 de junho de 2020. Os reprodutores ficaram em quarentena por cinco dias e foram posteriormente entregues aos laboratórios com 97,12% de sobrevivência, em 8 de junho. A AQF é operada pelo Rajiv Gandhi Center for Aquatics (RGCA), o braço de P&D da Autoridade de Desenvolvimento de Exportação de Produtos Marinhos (MPEDA) da Índia.

 

 

Shri K Srinivas, presidente da MPEDA, disse que todas os reprodutores foram confirmados como SPF (specific pathogen free) através de análises moleculares dos principais vírus de notificação obrigatória pela OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) e adicionalmente por uma lista de patógenos “não-listados” na OIE.

Embora os reprodutores tenham chegado ao aeroporto 10 horas após o horário programado, o rigoroso protocolo de biossegurança seguido no AQF garantiu sua quarentena bem-sucedida, além do alto percentual de sobrevivência.

Após o lock-down devido a pandemia do COVID-19, a instalação foi reaberta para os técnicos dos laboratórios em maio, onde um planejamento criterioso foi realizado visando atender o máximo de laboratórios e importar o máximo de reprodutores, para garantir que os laboratórios recebam reprodutores em número adequado para produzir suas pós-larvas", disse Srinivas.

Até agora, a AQF colocou em quarentena mais de 15 lotes de reprodutores de camarão marinhos importados pelos laboratórios de carcinicultura da Índia.

Mais um exemplo para o Brasil.

Fonte: adaptado de World Fishing & Aquaculture

Saiba mais sobre a AQF em: rgca.org.in/aqf.php

 

Autor:
Prof. Dr. Giovanni Lemos de Mello
Editor Aquaculture Brasil
giovannidemello@gmail.com
@giovannidemello
Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!