Notícias
Cultivo de Peixes
03 de Maio de 2022 Aquaculture Brasil
Saiba como a aquaponia pode trazer benefícios à pecuária

 

 

Melhorar as cadeias produtivas tendo como premissa a sustentabilidade é ponto pacificado no agronegócio. A pesquisa ajuda a construir caminhos que tragam benefícios aos cultivos e às criações, protejam o meio ambiente, otimizem recursos , claro, tragam lucratividade ao produtor rural.

Um dos centros de pesquisa interessados na integração sustentável do agronegócio é o Instituto de Zootecnia (IZ), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, que atua diretamente em estudos para melhorar a qualidade do rebanho e preservar o meio ambiente.

Na Agrishow 2022, feira de tecnologia e inovação que terminou na ultima sexta-feira (29) em Ribeirão Preto (SP), o Instituto de Zootecnia apresenta o sistema Aquapec, que une piscicultura de recirculação e aquoponia à pecuária.

Vegetais cultivados na prática integrada da aquaponia, piscicultura junto com lavoura, na Agrishow 2022 em Ribeirão Preto, SP   — Foto: Érico Andrade/g1

O pesquisador científico e responsável pelo modelo, Fernando Salles, explica que ao alimentar os peixes, eles não conseguem absorver todos os nutrientes que estão presentes na ração, desse modo acaba gerando uma quantidade grande de nutrientes que ficam dissolvidos na água.

 

 

Essa água rica em nutrientes passa por um sistema hidropônico, onde as plantas estão localizadas, e as alimenta. Posteriormente, a mesma água, mas filtrada, volta para o tanque de peixes, completando o ciclo.

Além dos nutrientes diluídos na água, existem resíduos sólidos, ou seja, os dejetos dos peixes que têm que ser retirados. “Eles vão formar um fertilizante que está sendo estudado para a segunda fase do Aquapec, que é a utilização diretamente no solo”, afirma Salles.

Minifazenda modelo do Instituto de Zootecnia mostra o funcionamento da aquaponia integrada para a pecuária Agrishow 2022 em Ribeirão Preto, SP — Foto: Érico Andrade/g1

Minifazenda modelo do Instituto de Zootecnia mostra o funcionamento da aquaponia integrada para a pecuária Agrishow 2022 em Ribeirão Preto, SP — Foto: Érico Andrade/g1

No campo da técnica associada à pecuária, Salles afirma que os dejetos da piscicultura são utilizados como adubos ricos para produção de grãos e forragens que alimentam o gado, não sendo necessário uso de fertilizantes químicos ou outros adubos de fora desse sistema.

 

 

A forragem aquapônica também garante alimento aos bezerros, completando um ciclo com economia de recursos, além de dar um destino adequado para os dejetos da piscicultura.

 

Fonte: G1

 

Veja também: 

Pesquisadores da UFERSA estudam viabilidade da produção de pitaya com água de tanques de piscicultura

Aquicultura para todos: garrafas pet são reutilizadas na construção de tanques

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!