Notícias
Cultivo de Peixes
29 de Abril de 2022 Aquaculture Brasil
Estudo da Epagri/Ciram avalia o potencial de SC para a produção de peixes de água doce

 

 

A Epagri/Ciram disponibilizou o resultado do estudo de potencial do território de Santa Catarina para a piscicultura continental das espécies tilápia nilótica, carpa, truta, jundiá e lambari. “Conhecer esse potencial nas diferentes regiões do Estado favorece o planejamento da piscicultura tanto na escolha da espécie melhor adaptada a uma determinada região, quanto na escolha do melhor local de cultivo para cada uma”, diz o coordenador do projeto, pesquisador Luiz Vianna.

O estudo permite escolher a espécie melhor adaptada para cada região (Foto: Aires Mariga)

Ele explica que através da avaliação de potencial é possível identificar, por exemplo, as regiões com temperatura ótima de crescimento para cada espécie, as áreas protegidas por lei, os terrenos com declividade e posição topográfica ideais para cada tipo de reservatório de cultivo, as condições de cobertura do solo no entorno dos projetos aquícolas e o acesso aos recursos hídricos.

A visualização dos elementos do estudo pode ser feita por meio de mapas que trazem os fatores e critérios para cada espécie e/ou grupos de espécies. Neles é possível acessar o potencial aquícola por município, por corpo d´água com área superior a dois hectares e por localização geográfica. Além disso, também estão disponíveis no sistema os mapas de aptidão das terras, solos, geologia, geomorfologia, clima e vegetação.mapm

A truta é um dos peixes contemplados no estudo (Foto: Aires Mariga)

O sistema de mapas também permite consultar a altitude, a declividade do terreno, as temperaturas médias anuais, a temperatura média das máximas do mês mais quente, a temperatura média das mínimas do mês mais frio e o número médio de geadas anuais.

 

relatório completo pode ser acessado aqui.

 

Piscicultura em Santa Catarina

Segundo a Associação Brasileira de Piscicultura, Santa Catarina é o quarto produtor nacional de peixes continentais com uma produção superior a 50 mil toneladas em 2019. Naquele ano, a produção brasileira ficou acima de 758 mil toneladas.

 

 

A tilápia representa 77% dos peixes produzidos em SC (Foto: Aires Mariga)

Dentre as espécies cultivadas no estado, o Anuário da Piscicultura de 2020 destaca a tilápia nilótica, com 77%, e as carpas e trutas, que juntos representam 17%. As espécies nativas representam 6%, mas podem vir a aumentar a partir pesquisas para avaliar o potencial produtivo de algumas, como o jundiá e o lambari, que estão em andamento.

Vianna destaca que a piscicultura catarinense tem algumas características que a distinguem de outros estados. “Em sua maioria ela se desenvolve em pequenas propriedades rurais, com média de 2 hectares de lâmina de água por propriedade e mão de obra familiar”, diz ele.

 

Confira como a Epagri modernizou a piscicultura catarinense com tecnologia e informação, clique aqui.

Fonte: Epagri 

 

Veja também:

Frigorífico paranaense é o primeiro do País a conseguir chancela sanitária por consórcio 

Biosseguridade na piscicultura: cuidados para garantir um bom manejo sanitário

 

Categorias
Charges
Capa quando o cão pastor é de um produtor de peixes
quando o cão pastor é de um produtor de peixes
Charge Edição nº 22 Publicado em 28/07/2021
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!