Notícias
Cultivo de Peixes
19 de Abril de 2022 Aquaculture Brasil
Tilápia: ‘nova commodity’ do País ganha espaço no prato do brasileiro

Nesta Páscoa, um peixe apareceu mais na mesa dos brasileiros: a tilápia. O peixe de cultivo tem ganhado espaço entre as proteínas e há projeções de aumento da demanda na próxima década, de acordo com Associação Brasileira de Piscicultura (Peixe BR). Dados da entidade apontam que, de cada 10 quilos de peixe consumidos no país, 6,3 quilos já são de tilápia. Em 2021, as exportações brasileiras deste tipo de pescado responderam por 86% de todos os embarques do produto do Brasil.

 

 

Entre as vantagens está o fato de ser bastante conhecida em diversos países. Entusiastas da proteína afirmam que esta será a nova commodity do Brasil (pela capacidade de expansão da produção e envio do alimento para diferentes regiões do mundo). No ano passado, a produção no Brasil atingiu 530 mil toneladas, crescimento de 9,8% ante o período anterior. A tilápia representou 63,5% de toda a produção brasileira de peixes. Estados Unidos, Canadá, Colômbia e México estão entre os principais destinos do nosso produto, e a expectativa é chegar a novos países.

 

 

O mercado de peixes de cultivo brasileiro tem grande potencial de crescimento pela frente, mas há desafios para contornar, como baixo volume exportado e a necessidade de crescimento mais robusto da demanda interna. Se a gente comparar a tilápia com outras proteínas isso fica mais evidente. No caso do consumo per capita, por exemplo, o de pescados é de aproximadamente 9,5 quilos por ano, contra 50 quilos de frango, 25 quilos de carne bovina e 18 quilos de carne suína per capita. Ou seja, fica evidente que há espaço na dieta do brasileiro para avançar mais no consumo desta proteína. No agronegócio, a tilápia é vista como investimento promissor, e a meta é dobrar o consumo interno em dez anos.

Saiba mais clicando no aqui

 

Fonte: Jovem Pam I Por: Kellen Severo 

 

Veja também:

Produtor aposta em cultivo de peixes indoor no Paraná 

Primeiro entreposto de pescado familiar de minas entra em funcionamento 

Categorias
Charges
Capa quando o cão pastor é de um produtor de peixes
quando o cão pastor é de um produtor de peixes
Charge Edição nº 22 Publicado em 28/07/2021
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!