Notícias
Cultivo de Algas
18 de Abril de 2022 Aquaculture Brasil
Prefeitura de Paraty e UFRJ assinam parceria técnica para Cultivo de Algas em Fazendas Marinhas

Com o objetivo de desenvolver técnicas de beneficiamento e manejo, a prefeitura de Paraty e a UFRJ assinam parceria técnica para o desenvolvimento do projeto Algicultura, Cultivo de Algas em Fazendas Marinhas na Baía de Ilha Grande.

Sob coordenação geral da Professora Ana Lucia Vendramini, o projeto faz parte do programa de extensão Tecnologia Social e Ciências do Mar (TSCM).

    

 

O Programa TSCM foi criado para fortalecer o projeto do Centro de Formação em Tecnologia Social e Ciências do Mar, além de outras ações que já aconteciam no Complexo do Hangar da UFRJ, um espaço amplo, composto hoje por uma área aberta e dois galpões: o Museu do Mar e o Hangar Náutico.

O projeto Algicultura se articula então, para a elaboração de cursos sobre o cultivo de algas, com aulas teóricas e práticas, abertos à academia e a toda comunidade local.

O curso, que irá se chamar “Algicultura Sustentável – implantação da fazenda marinha”, tem como objetivo geral instalar balsas de cultivo da macroalga Kappaphycus alvarezii nas encostas da Ilha do Algodão nas proximidades de Paraty Mirim (Paraty – RJ). Assim, irá promover o desenvolvimento de uma nova cadeia produtiva de negócio com preservação ambiental a partir do processo de cultivo, do manejo e colheita da alga e da integração com a indústria de transformação baseada em economia verde visando a produção de bioinsumos para alimentos, bebidas, cosméticos, fertilizantes etc.

 

 

Além disso, o curso visa disponibilizar conhecimento e elo de ligação com instituições públicas de apoio tecnológico para a criação de novos empreendedores, para promover a criação de empregos e renda de alta qualidade, ganhos efetivos através do comércio justo, diminuição da dependência da importação (alga seca), possibilidade potencial de venda de derivados da alga, exportação da alga seca e, para o mercado interno a venda de algas frescas, numa ação ampliada, colaborativa e comunitária; também contribuirá com o aumento da arrecadação de impostos, no IDH local, e na qualidade de vida para os envolvidos em toda a região.

 

Fonte: Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social - UFRJ

Veja também: 

Pesquisadores da UFPB apresentam método para extração de óleo e bioativos de microalgas

Alga marinha na dieta de bovinos pode reduzir até 80% da emissão de gás metano

 

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!