Notícias
Cultivo de Peixes
05 de Abril de 2022 Aquaculture Brasil
Empresários e produtores rurais debatem ampliação da cadeia produtiva do peixe em Sorriso - MT

Após reuniões com o Executivo, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Marcelo Lincoln, acompanhou a comitiva do Grupo GT Foods, de Maringá (PR), para conhecer e conversar com produtores rurais interessados em piscicultura. O encontro contou a presença do presidente do Sindicato Rural, Silvano Filipetto, e de agricultores que já contam com tanques de peixe em suas propriedades.

 

 

Lincoln explica que a conversa contou com a participação de grandes, médios e pequenos produtores, todos interessados em expandir seus negócios e renda. Lincoln frisa que hoje Sorriso conta com 3,5 mil hectares de lâmina da água que podem ser aproveitados e gerar muita renda na psicultura.

Já fomos o maior produtor de pescado de água doce do país; temos condições de ampliar a atual produção. No ano passado criamos o Conselho Municipal de Piscicultura que tem como meta garantir que pequenos e também grandes produtores possam tirar do cultivo do peixe sua subsistência profissionalizando cada vez mais a produção e a visita do grupo GT Foods veio somar com esse projeto já em andamento”, pontua o gestor.

O secretário destaca que na reunião realizada ontem ficou visível a segurança de produção e de venda do pescado. “O Município já conta com um frigorífico de peixes já bem conhecido do público, com certeza, a vinda de mais investimentos no setor amplia essa segurança”, diz.

 

 

Hoje, além dos grandes produtores, Sorriso também conta com 120 reservatórios instalados em pequenas propriedades rurais em que são produzidos peixes de várias espécies. Os reservatórios foram construídos em parceria pela SAMA com os produtores rurais. “Além de produzir peixes, os reservatórios dão suporte para que os produtores possam cultivar os hortifrútis hoje já comercializados por eles nas feiras municipais, por exemplo”, pontua Lincoln.  “Essa é uma maneira de fomentar novas possibilidades produtivas para a agricultura familiar”, acrescenta.

De acordo com o presidente do Grupo GT Foods, Rafael Gonçalves Tortola, o grupo opera no ramo alimentício há mais de 30 anos. “Viemos para o Mato Grosso para conhecer e ver as possibilidades de expandir nossos negócios”, pontua.

Atuando na produção, abate e comercialização de frango, os números do GT Foods impressionam: são 580 mil frangos abatidos por dia; mais de 10 mil funcionários; produtos exportados para mais de 100 países e um faturamento superior a R$ 2,2 bilhões. O que tornou a empresa a 5ª maior do ramo no país. “E há três meses decidimos diversificar com o início do investimento na produção de pescado, especialmente de tilápias”, destaca Rafael.

E foi justamente para conhecer as potencialidades de Sorriso e região na área de pescados que a comitiva veio para o Estado.

 

 

Texto: Claudia Lazarotto

Fonte: Prefeitura de Sorriso 

 

Veja também: 

Destaque na piscicultura: cidade de Rondônia recebe título oficial de "capital do tambaqui"

Biotecnologia na aquicultura: sorvete proteico à base de tilápia

 

Categorias
Charges
Capa quando o cão pastor é de um produtor de peixes
quando o cão pastor é de um produtor de peixes
Charge Edição nº 22 Publicado em 28/07/2021
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!