Notícias
Cultivo de Peixes
28 de Março de 2022 Aquaculture Brasil
Governo Federal promove seminário sobre aquicultura sustentável no Brasil e no Paraguai

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) realizaram na ultima quarta-feira (23), no Palácio do Itamaraty, Seminário sobre Aquicultura Sustentável no Brasil e no Paraguai. O evento reuniu autoridades dos dois países, especialistas e produtores.

Na abertura do evento, a ministra Tereza Cristina destacou que, nos últimos anos, o Mapa e demais órgãos federais alteraram e ajustaram normas que garantem segurança jurídica para que os aquicultores possam produzir em águas da União. “É uma atividade relativamente nova no Brasil (aquicultura). Ela passou a ser comercialmente ativa há pouco tempo, mas está ganhando escala. É uma atividade que traz renda, que pode empregar o pequeno aquicultor”, afirmou.

 

 

A adoção de diversas medidas tem desburocratizado o processo de cessões de áreas de Águas da União para fins aquícolas, como solicitação 100% digital e retirada de licitação para os processos. Com essas medidas, 231 contratos de cessão de uso de águas da União foram firmados, que poderão incrementar em 200 mil toneladas a produção nacional de pescado.

Um dos temas em debate é o potencial de produção de pescados no reservatório da Hidrelétrica de Itaipu. O secretário de Aquicultura e Pesca do Mapa, Jorge Seif, ressaltou que o lago da hidrelétrica tem capacidade de produzir o equivalente à metade do total (800 mil toneladas ao ano) de pescados produzidos em todo o país. “Somente o lago de Itaipu poderá produzir 400 mil toneladas, sendo metade para os produtores brasileiros e metade para os produtores paraguaios”.

 

 

Brasil e Paraguai vêm debatendo a respeito da criação de tilápia no lago da Usina Hidrelétrica de Itaipu. Atualmente, o cultivo de tilápias em tanques no reservatório da usina não é permitido pela legislação do Paraguai. 

Participaram do seminário o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, e os deputados paraguaios Pastor Soria, presidente da Comissão de Meio Ambiente; e o deputado Walter Harms, presidente da Comissão de Relações Exteriores.

 

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

 

Veja também:

Primeiras toneladas de tambaqui e pirarucu de rondônia chegam aos estados unidos em abril

PeixeBR participa da seafood expo north america para ampliar exportações

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!