Notícias
Cultivo de Camarões
Cultivo de Peixes
18 de Março de 2022 Aquaculture Brasil
Saiba mais sobre a suplementação de peixes e camarões com probióticos

A suplementação de peixes e camarões com aditivos probióticos tem como objetivo a melhoria de resultados zootécnicos. O custo com dieta na produção animal representa de 60 a 80% dos custos totais de produção aquícola. Diante desses dados, os produtores muitas vezes optam por dietas com valores reduzidos. Via de regra, dietas com ingredientes mais digestíveis e com aditivos nutricionais como probióticos, apresentam um aumento entre 3 e 8% no valor do Kg da ração.

 

 

No entanto o produtor deve ter como fator de decisão o ROI (retorno sobre investimento) das dietas que farão parte da nutrição de seus animais estocados. Nesse contexto a suplementação de dietas tem como objetivo melhorar o valor nutricional dos alimentos, utilizando pequenas dosagens de aditivos que aumentarão os aspectos desejáveis dos alimentos.

Trabalhos realizados com probióticos na dieta mostram que seus benefícios vão além, apresentando boa resposta profilática frente a patógenos, mudanças fisiológicas nas vilosidades intestinais e aumento do número células caliciformes no epitélio. Esses benefícios proporcionam um equilíbrio sanitário aos animais nos mais diversos sistemas de cultivos.

Com a expansão da aquicultura as operações passaram a ser baseadas em cultivos cada vez mais intensivos, aumentando a exposição dos animais às condições severas de estresse, comprometendo o sistema imunológico e fazendo com que se tornem alvos de patógenos. A utilização de probióticos tem se mostrado promissora na prevenção de doenças na aquicultura, auxiliando no estabelecimento de uma microbiota benéfica no epitélio intestinal ao impedir a fixação de bactérias e substâncias nocivas no intestino do hospedeiro.

Com a redução na quantidade de patógenos ligados no intestino, há um desenvolvimento da estrutura epitelial e aumento no número de células produtoras de muco que auxiliam a absorção de nutrientes e a lubrificação do epitélio, sendo um importante componente na barreira contra a invasão microbiana. A interação de microrganismos com o epitélio intestinal também influencia diretamente o sistema imunológico do hospedeiro. A modulação da resposta imune promovida pelos probióticos tem sido um dos benefícios mais destacados na literatura. Portanto a utilização de probióticos na dieta tem contribuído de maneira significativa no desempenho produtivo de peixes e na sanidade dos animais frente aos desafios de produção.

 

 

A adição de probióticos na dieta pode vir diretamente da indústria ou adicionado na própria fazenda.  Quando adicionados na indústria, é de extrema importância que haja um monitoramento da viabilidade dessas bactérias na dieta. Esse monitoramento pode ser feito diretamente com o laboratório fornecedor do aditivo, bem como em laboratórios de análises microbiológicas. Além disso, a recuperação de unidades formadoras de colônia (UFC) na dieta, essa avaliação pode representar mais que a adição de microrganismos, pode mostrar se o sistema de mistura da indústria está eficiente, entregando uma dieta com maior qualidade ao produtor.

Unidades formadores de colônia mal homogeneizada em gordura de frango antes de aplicação nas dietas

 

Unidades formadores de colônia bem homogeneizada em gordura de frango antes de aplicação nas dietas

Outra maneira de utilização de probióticos na dieta é adicionando na própria fazenda, através de misturadores ou manualmente. Após a homogeneização é recomendado que a dieta seja recoberta por um veículo, ou aglutinante, como carboximetilcelulose, evitando a lixiviação rápida do aditivo.

Misturador de sementes utilizado para homogeneizar probiótico na dieta. – Foto: Divulgação/Trevisan

 

 

Os resultados obtidos com a utilização regular de probióticos na dieta são consistentes, como aumento no ganho de peso, redução de fator de conversão alimentar, maior taxa de crescimento específico e eficiência alimentar. Em experimento realizado em um Centro de Aquicultura o ganho de peso das tilápias que se alimentaram com probiótico foi 12% maior em relação aos animais do grupo controle. Todos os resultados obtidos no projeto estão representados na tabela 1.

Tabela 1. Dados de peso final, FCA, taxa de crescimento específico e eficiência alimentar de animais suplementados com probiótico e animais não suplementados com probióticos.

A utilização de probióticos é extremamente técnica e deve ser orientada da forma mais adequada por técnicos que darão todo suporte aos clientes.

 

Fonte: Por Renato de Almeida, biólogo, mestre e doutor em Aquicultura e gerente de produtos de aquicultura da Imeve.

Site de acesso: O Presente Rural

Referências bibliográficas com o autor. Contato via: thais.milena@imeve.com.br

 

 

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!