Notícias
Geral
02 de Março de 2022 Aquaculture Brasil
Reunião discutiu ações da Embrapa em piscicultura em Minas Gerais

A reunião entre a Embrapa e o deputado federal Domingos Sávio (PSDB-MG) ocorreu para discutir a possibilidade de a empresa incrementar suas ações na área de piscicultura no estado.

Participaram da reunião, pela Embrapa, Guy de Capdeville, diretor-executivo de Pesquisa e Desenvolvimento, Danielle de Bem Luiz e Lícia Lundstedt, chefe-geral e chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO) e Cynthia Cury, gerente de Relações Institucionais e Governamentais.

 

 

"A reunião abriu uma oportunidade de nossa equipe ter ações em Minas Gerais e, assim, nossa Unidade consolidar seu mandato nacional como o Centro Nacional de Pesquisa em Pesca e Aquicultura da Embrapa. As ações prospectadas visam a transferência de tecnologias disponíveis, em curto prazo, e ações de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação para a cooperativa que atua na região de Morada Nova de Minas para médio e longo prazos", explica a chefe-geral Danielle de Bem Luiz.

Como encaminhamentos, além dos citados por Danielle, haverá a médio prazo estudos e articulação entre instituições parceiras para ver a viabilidade de se criar uma Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (Umipi) multidisciplinar no estado, incluindo ações em piscicultura. A Umipi é um modelo de cooperação entre diferentes instituições que contribuem com as respectivas competências e compartilham infraestrutura e recursos humanos e financeiros. Conheça mais sobre esse modelo clicando no link.

Números

De acordo com a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2020, ano dos dados oficiais mais recentes, Minas Gerais foi o quarto estado com mais produção de peixes. Com 6,6% do total brasileiro, ficou atrás de Paraná, São Paulo e Rondônia. Quando a referência é apenas a produção de tilápia, que é a principal espécie cultivada no país, Minas ficou em terceiro, com 10% do total, atrás de Paraná e São Paulo.

 

 

O destaque mineiro é o município de Morada Nova de Minas, que foi o segundo maior produtor de todo o país tanto especificamente de tilápia como de peixes como um todo. À sua frente, em ambos os rankings, está Nova Aurora (PR).

Ainda de acordo com a pesquisa do IBGE, a produção de tilápia no Brasil em 2020 foi de 343,6 mil toneladas, o que corresponde a 62,3% de toda a produção nacional de peixes. A quantidade de tilápia produzida em 2020 foi 6,1% maior que no ano anterior.

 

Fonte: Embrapa pesca e aquicultura

 

Veja também: 

Conheça o manual do cultivo de ostras

Gado alimentado com a alga asparagopsis reduz em 90% a emissão de metano

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!