Notícias
Geral
11 de Fevereiro de 2022 Aquaculture Brasil
Forte demanda e moeda fraca, aumentam exportações de tilápia brasileira para os EUA

O forte crescimento também foi observado nos mercados chineses de peixes inteiros, congelados e subprodutos inadequados para o consumo humano.

 

 

O volume de exportação de tilápia cultivadas no Brasil subiu 49% em 2021, ajudado por um aumento maciço nas encomendas dos Estados Unidos, segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O crescimento da produção, a fraqueza da moeda real brasileira em relação ao dólar americano e a reestruturação da cadeia de suprimentos foram os fatores que influenciaram o crescimento das exportações, disse Francisco Medeiros, presidente da Associação da Piscicultura – Peixe BR.

No início do ano, as exportações foram impulsionadas por incentivos fiscais federais sobre ração e outras matérias-primas, e mercados fortes nos EUA e na China.

tilápia

Há um aumento das vendas nos EUA apesar das taxas mais altas de transporte aéreo desde o início da pandemia global COVID-19. A tilápia representou 86% do total de 9.932 toneladas de peixes cultivados em volume no ano de 2021. Essas exportações somaram US$ 18,2 milhões (€16,1 milhões).

 

 

Os envios para os Estados Unidos têm sido ajudadas nos últimos anos com a abertura de uma nova rota aérea via Boston, enquanto produtores como a GeneSeas, com sede em São Paulo, também enviam filés frescos via Toronto para o mercado norte-americano. Os embarques de peixes cultivados para os Estados Unidos subiram 186% no ano passado, para 3.880 toneladas. Os Estados Unidos representaram 39% em volume e 64% em valor dos embarques de peixes cultivados no Brasil no exterior.

Os produtores brasileiros exportam principalmente peixes congelados inteiros, filés frescos, refrigerados e congelados para os Estados Unidos.Os embarques de peixes cultivados para a China em 2021 subiram 61%, para 1.840 toneladas. O Brasil recebe a maior parte de suas vendas na China de peixes congelados e subprodutos impróprios para o consumo humano.

 

Fonte: Agro News

 

Veja também: 

Aquicultura: menos é mais?

Síndrome de haff – o que sabemos até o momento?

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!