Notícias
Geral
04 de Janeiro de 2022 Aquaculture Brasil
Saiba qual a projeção da aquicultura para 2022

A perspectiva para 2022 é de melhorar os números que foram registrados em 2021. No ano anterior, teve um crescimento de dois dígitos e alta de 12,50%, atingindo 486.155 toneladas. Este número representa quase 55.000 toneladas a mais em relação ao período anterior. Além disso, a Associação Brasileira de Piscicultura (Peixe BR) estima que, neste ano, o setor deve produzir cerca de 520 mil toneladas, volume 10% maior do que no ano passado. 

 

 

Ou seja, o consumo de peixes está crescendo ainda mais, alavancado também pela alta do preço da carne de gado. O consumo médio do brasileiro fica entre 3 e 4 quilos de tilápia ao ano. Para se ter uma ideia, a FAO recomenda o consumo de 12 quilos de peixe (de um modo geral) por ano. Outro fator benéfico para os produtores é a questão da saúde, já que os peixes possuem um apelo saudável quando comparado a outras proteínas de origem animal. Conforme a PeixeBR, a demanda interna cresceu mais de 10%. 

A tilápia é um grande destaque pois recebeu muitos investimentos em nutrição e genética, além de apresentar altos rendimentos no aproveitamento da carcaça e na qualidade da carne.Também possui uma a carne saudável, suave e saborosa, que ajuda a quebrar um preconceito antigo. Com a industrialização, cortes prontos para o preparo evitam outro problema: não é preciso limpar o peixe.

Uma aposta que pode ser realizada na aquicultura brasileira em 2022 está nas espécies nativas. No ano anterior, elas não tiveram um bom desempenho. A participação nacional na produção foi reduzida em 3,20% ou 278.671 toneladas, representando 9.259 toneladas a menos em um ano. No entanto, o diagnóstico apresentado é de que faltam investimentos dos principais estados produtores, além de dificuldades de logística e problemas de comercialização. Ou seja, para 2022, pode ser um mercado a ser explorado e, se for bem trabalho, ganhar até mesmo no pioneirismo.

 

 

2022 será o Ano Internacional da Pesca Artesanal e da Aquicultura

De acordo com a Assembleia Geral das Nações Unidas, a pesca e a aquicultura geram mais de 2,8 milhões de empregos diretos e três vezes mais empregos indiretos na América Latina e no Caribe.

Destes números, praticamente 90% estão vinculados à pesca artesanal. Em reconhecimento à importância do setor da piscicultura, a FAO realizou a cerimônia de lançamento do Ano Internacional da Pesca e da Aquicultura Artesanais.

A data se enquadra na Década da Agricultura Familiar das Nações Unidas, iniciada em 2019, em celebrações que visam proporcionar maior visibilidade aos pequenos produtores. O ano de 2022 também deve servir como impulso para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030.

Nesse sentido, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), possui uma visão de um mundo no qual os pescadores artesanais, piscicultores e demais trabalhadores da pesca sejam totalmente reconhecidos e capacitados.

Desse modo eles podem continuar suas contribuições para o bem-estar humano, sistemas alimentares saudáveis ​​e erradicação da pobreza por meio do uso responsável e sustentável dos recursos pesqueiros e da aquicultura.

 

 

Assim, a data especial contará com um grande número de eventos - de exposições a apresentações culturais, concursos, painéis de discussão e conferências - que vão ocorrer em todo o mundo para marcar o Ano Internacional da Pesca Artesanal e Aquicultura.

Ainda segundo a Assembleia Geral das Nações Unidas, existem desafios para serem superados no setor. 

A sobrepesca, pesca não regulamentada, questões climáticas e territoriais, busca por melhores condições e direitos dos profissionais que atuam no setor, dentre outros, foram potencializados devido à pandemia de COVID-19, gerando queda de 6,5% na produção pesqueira global.

Fonte: Eng pesca 

 

Veja também: 

SAP lança boletim da aquicultura em Águas da União 2020

Gado alimentado com alga Asparagopsis reduz em 90% a emissão de metano

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!