Notícias
30 de Novembro de 2021 Aquaculture Brasil
Conheça quais são as tecnologias de ponta para aumentar a produção de tilápia

 

 

O Brasil tem hoje 110 mil propriedades que trabalham com tilápias e algumas delas estão investindo em tecnologia de ponta para produzirem cada vez mais e melhor.

Em reportagem de agosto deste ano, o Globo Rural chegou a mostrar a força deste setor, que deve crescer acima de 10% neste ano, após ter avançado 12,5% no ano passado.

Uma das empresas que vem focando em inovação fica no município de Santa Fé do Sul, no estado de São Paulo. A companhia tem aplicado novas técnicas dentro das estufas para garantir o bom desenvolvimento dos peixes nas primeiras fases de criação, quando as tilápias ainda são alevinos.Uma delas é um sistema de bombas que recircula a água o tempo todo, o que reduz a reposição a apenas 5% ao mês.Além disso, a matéria orgânica passa por um constante processo de transformação, que, tecnicamente, recebe o nome de "biofloco". O sistema funciona assim: tudo o que sobra dentro da água é consumido pelas bactérias e, com isso, formam-se flocos que, por sua vez, são comidos pelas tilápias, formando-se, assim, um ecosssistema fechado. Esse processo faz com que a tilápia tenha uma melhor composição muscular e, no futuro, um filé melhor e mais saboroso, explica Renato Morandi, veterinário e gerente de produção.

 

 

Vacinação

Em uma outra propriedade, no município de Rubineia, em São Paulo, uma tecnologia promete revolucionar a vacinação contra a streptococus, uma doença do olho esbugalhado que pode matar as tilápias. O processo utilizado hoje na grande maioria dos criatórios é todo manual, peixe por peixe. Mas, com o equipamento da propriedade, basta colocar os animais em uma canaleta que a máquina faz todo o serviço. Um sensor chega até mesmo a identificar o momento certo da vacinação. Com esse sistema, é possível vacinar de 5 mil a 7 mil peixes por hora, triplicando, assim, a produtividade com a mesma mão de obra, explica o piscicultor Emerson Esteves.

Melhoramento genético

O melhoramento genético é outro foco da propriedade de Rubineia, que trabalhou para que o peixe ficasse mais redondo, com um lombo maior e com uma cabeça menor, caraterísticas atrativas para a indústria.Foi a partir dessa inovação que os ciclos de criação diminuíram, enquanto o rendimento aumentou. O ciclo durava cerca de 200 dias, ao passo que o rendimento da carcaça ficava por volta de 28%. Hoje, o ciclo tem duração de até 150 dias, com um rendimento de até 37%.

 

 

Tanque redondo

Já nas águas do Rio Grande, na divisa dos estados de São Paulo e Minas Gerais, está nascendo uma das mais modernas estruturas para criação de tilápias: o tanque redondo, modelo circular totalmente brasileiro e bem diferente da estrutura quadrada bastante conhecida, é um tanque rede de grande volume (TRGV) que foi desenvolvido pela Fisher.

A estrutura permite alcançar uma velocidade suficiente para renovar o oxigênio dissolvido na água, mas não para fazer com que o peixe fique nadando contra a correnteza, o que demandaria mais energia do animalm.  Este equipamento inovador é patenteado e foi testado em parceria com a APTA e Instituto de Pesca no âmbito de um projeto PIPE FAPESP. A Fisher firmou parceria com profissional e equipe da FMVZ / UNESP / Botucatu para implementar a automação do manejo alimentar na engorda de tilápia. O sistema de alimentação da TRGV Fisher opera com energia fotovoltaica.

Clique aqui e veja a  reportagem na íntegra. 

 

Fonte: Rádio Jornal FM 100,9

 

Veja também:

 

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!