Notícias
Cultivo de Peixes
29 de Novembro de 2021 Aquaculture Brasil
Embrapa testa crescimento de tambaqui em sistema de recirculação de água

O desenvolvimento do tambaqui (Colossoma macropomum) em sistema de recirculação de água (SRA) é o tema de recente estudo divulgado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Essa forma de piscicultura vem chamando a atenção de pequenos e médios produtores interessados na criação de peixes em pequenos espaços rurais ou mesmo como alternativa em ambientes urbanos.

 

 

A escassez de informações a respeito de espécies nativas da Amazônia criadas com SRA levou uma equipe de pesquisa liderada pela Embrapa Amazônia Oriental (Belém, PA) a eleger o tambaqui como modelo desse estudo de caso. Os resultados estão na publicação Pré-engorda de Tambaquis em Sistema de Recirculação de Água, que já pode ser baixada da internet gratuitamente por meio do Portal Embrapa (acesse aqui).

Esse estudo preparou o terreno para os próximos passos do avanço do conhecimento nesse tema, pois cresce o interesse no cultivo do tambaqui, a espécie nativa mais criada no Brasil. Em 2019, segundo dados Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), alcançou o segundo lugar no ranking nacional, com uma produção total de 101 mil toneladas.

O crescimento do tambaqui na fase de pré-engorda foi avaliado em sistema de recirculação de água em comparação com referências existentes na literatura sobre a criação da espécie em viveiros e tanques-rede, mostrando algumas vantagens e desvantagens dos diferentes sistemas.

 

 

Sistema amigável

No experimento realizado, o tambaqui se adaptou bem ao sistema de recirculação, com desempenho comparável aos registrados na literatura para viveiros e tanques-rede, mas engordou menos que nestes. “Precisamos agora aumentar nossa base de dados relacionada a ganho de peso para podermos chegar na identificação de padrões de crescimento possivelmente relacionados ao sistema de criação”, avalia a bióloga Roselany de Oliveira Corrêa, pesquisadora da Embrapa Amazônia Oriental (Belém, PA) e autora da publicação.

De acordo com a pesquisadora, o sistema de recirculação de água é uma alternativa ambientalmente amigável, apropriada para condições em que o uso da água é restrito, que pode maximizar a produtividade e o uso das instalações, diminuindo a pressão sobre os recursos naturais.

 

 

Na descrição de autores anteriores citados na pesquisa, o SRA se caracteriza pelo aproveitamento contínuo da água de cultivo, com reposição de até 5% do volume total para compensar a perda diária por evaporação e manejo do sistema. Se bem utilizado, também proporciona facilidade ao manejo, controle da reprodução dos organismos e biossegurança devido ao isolamento da produção. Além disso, o maior controle do ambiente de cultivo garante um produto com padrão de crescimento previsível, favorecendo o escalonamento de sua produção e comercialização.

São também autores da obra Pré-engorda de Tambaquis em Sistema de Recirculação de Água a zootecnista Luana de Nazaré dos Anjos Aires, o biólogo Eraldo José Madureira Tavares, pesquisador da Embrapa Semiárido (Petrolina, PE), as engenheiras de pesca Viviana Lisboa (Ufra) e Rayette Souza da Silva (IFPA) e Amanda Reis Carvalho (graduanda em Zootecnia/Ufra).

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

 

Fonte: EMBRAPA 

 

Veja também: 

Conheça os pontos fortes da produção de tambaqui em Rondônia

Instituto de pesca desenvolve método mais barato para cultivo de lambari

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!