Notícias
Cultivo de Peixes
28 de Outubro de 2021 Aquaculture Brasil
Plataforma da EMBRAPA é pioneira em informações georreferenciadas, padronizadas e organizadas sobre aquicultura no Brasil

 

O Sistema de Inteligência Territorial Estratégica, (SITE) da Aquicultura, lançado pela  Embrapa, tem acesso online e gratuito.

A plataforma construída a partir de um sistema de informações geográficas permite visualizar sobre o mapa do Brasil centenas de dados sobre o segmento: associações de aquicultores, laboratórios de formas jovens, fábricas de ração e de gelo, empresas de consultoria na área, de produtos para sanidade, de equipamentos, unidades de beneficiamento e até instituições de ensino com cursos na área.
Esta é a primeira vez que elaboramos um SITE voltado a uma atividade econômica específica, o que foi uma das dificuldades e uma das inovações do trabalho”, pontua o geógrafo André Farias, analista da Embrapa Territorial (SP).

"Trata-se de um sistema inédito, não existem informações georreferenciadas, padronizadas e organizadas sobre aquicultura no Brasil. Não há nenhum banco que compile essas informações. Além do ineditismo do sistema, ele tem o objetivo de facilitar o diálogo entre os formuladores de políticas públicas e os produtores aquícolas", explica a geógrafa Marta Ummus, da Embrapa Pesca e Aquicultura (TO), que lidera o projeto.

O SITE apresenta dados de produção de 24 espécies aquícolas. O usuário pode consultar os números nacionais ou de uma unidade da federação e visualizá-los no mapa. Reúne dados de 12 instituições, como IBGE, ANA e Ministério da Agricultura, além de secretarias estaduais do Meio Ambiente. Eles estão dispostos em 296 camadas de informação em seis quadros.

A geóloga Lucíola Magalhães, chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Territorial, conta que o projeto do SITE Aquicultura surgiu para resolver um problema: a ausência de dados estruturados sobre o setor.

O GeoWeb do SITE Aquicultura foi lançado esse ano durante evento virtual de comemoração aos 12 anos da Embrapa Pesca e Aquicultura. Para saber mais sobre a equipe que faz parte desse projeto clique aqui.

 

Vídeos tutoriais para te ajudar a navegar na plataforma:

Vídeo tutorial 1 do GeoWeb SITE Aquicultura: Camadas temáticas, metadados e ferramentas de análise - acesse aqui

Vídeo tutorial 2 do GeoWeb SITE Aquicultura: Tabela de atributos das camadas temáticas e filtros - acesse neste link

Vídeo tutorial 3 do GeoWeb SITE Aquicultura: Dados de produção aquícola e normais climatológicas - clique aqui para acessar

Vídeo tutorial 4 do GeoWeb SITE Aquicultura: Recortes territoriais - acesse aqui

 

Fonte: EMBRAPA

 

Veja também:

Importância da nutrição na aquicultura: devo optar por rações mais baratas?

Método de gestão que alia nutrição e manejo eleva resultados na produção de pescados

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!