Notícias
Geral
25 de Outubro de 2021 Bianca Kesselring Vieira Machado
Parceria entre Unesp Copacol e Itaipu oferece peixe na merenda para 40 mil alunos

Iniciativa vai distribuir filés de peixes para serem usados na merenda escolar de estudantes da rede pública de ensino em doze municípios paranaenses. No total, serão distribuídos 10 mil quilos de peixe, que vão contribuir para tornar mais saudável a alimentação dos estudantes.

Os peixes foram produzidos em sistema de cultivo controlado, como resultado de uma pesquisa entre Itaipu e Instituto Neotropical de Pesquisas Ambientais (INEO) sobre a influência da aquicultura na qualidade da água. O projeto iniciado em abril deste ano, tem a participação do Grupo de Pesquisa em Pesca e Ecologia Aquática (GEPEA) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

A entrega dos filés de peixe às secretarias de educação e outros órgãos municipais começa a ser feita durante essa semana nas cidades de Cafelândia, Nova Aurora, Iracema do Oeste, Jesuítas, Formosa do Oeste, Quarto Centenário, Moreira Sales, Goioerê, Rancho Alegre, Foz do Iguaçu e São Miguel do Iguaçu.

 

 

Com essa ação estamos contribuindo com uma merenda mais saudável e incentivando que o consumo de peixe se torne mais frequente entre as famílias desses estudantes.” afirmou o diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol. 

No trabalho divulgado pelo Programa de Pós-graduação em Alimentos, Nutrição e Saúde, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), as crianças no Brasil representam a faixa etária com menor consumo de pescado. Assim, torna-se importante o desenvolvimento de estratégias de intervenção, em educação alimentar e nutricional, voltadas para a melhoria da qualidade da alimentação, a partir da inserção de pescado, no âmbito familiar e no escolar. Nesse contexto, cabe considerar que, além da família, a escola é um ambiente propício para estimular o consumo de alimentos saudáveis, que podem não ter sido oferecidos anteriormente à criança pela família. Um desses alimentos é o pescado, que também não se faz muito presente nos cardápios escolares do País, tornando-se necessário estimular o seu consumo pelos alunos.

 

Fonte: Itaipu Binacional | O pescado na alimentação escolar, no Brasil: cenário, avanços e desafios

 

Veja também:

FIPERJ lança guia sobre como introduzir o peixe na alimentação de crianças

Costelinha de tambaqui assada  

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!