Notícias
Cultivo de Camarões
23 de Outubro de 2021 Aquaculture Brasil
Perfil iônico adequado é estratégia usada na criação de camarão

Identificar o perfil iônico adequado a uma espécie é essencial para o sucesso de qualquer criação de camarão. Os principais macroelementos da água de cultivo devem ter sua concentração semelhante ao fluido corpóreo da espécie escolhida. É fundamental ter uma água semelhante à qual vive à espécie na natureza. O cuidado com a oxigenação, temperatura, luminosidade, alimentação, controle dos parâmetros ambientais e drenagem, também são essenciais.

Para o cultivo de camarões marinhos, as relações de equilíbrio do perfil iônico devem ser corrigidas nas águas dos berçários e dos viveiros de cultivo, usando como referência a composição média das águas do oceano Pacífico ou do oceano Atlântico.

Inicialmente, é obrigatório realizar a correção na água de cultivo, adequando-a ao equilíbrio ideal do perfil iônico (EPI), buscando a menor salinidade possível, como 5 partes por trilhão (PPT) se possível, a ser realizada na água natural, ainda virgem. Esse procedimento é responsável por estabelecer as melhores relações iônicas entre os cátions e entre os ânions para o cultivo de camarões e/ou de peixes.

Se o criador optar por adicionar via ração os íons específicos para a correção, esse processo deve ocorrer de forma fracionada, com doses homeopáticas mantendo o perfil do equilíbrio iônico adequado, a fim de não estressar as pós-larvas (PL) com altas dosagens desses íons na ração. Caso ocorra o desequilíbrio iônico, os produtos químicos permanecerão na água por um longo tempo durante o cultivo, alterando as relações iônicas ideais, sendo um sério e preocupante problema.

 

 

Na dosagem desses fundamentais íons via ração, as quantidades misturadas à água devem estar calculadas a fim de manter a melhor relação na água de cultivo, de cátions: sódio, potássio, cálcio, magnésio, e de ânions: cloretos, sulfatos, entre outros. De acordo com os resultados da análise físico-química da água de origem (virgem), o processo será lento, ocasionando estresse na espécie de cultivo.

Para José Augusto Fonseca, diretor da Tratáguas, “O equilíbrio do ideal perfil iônico é fundamental para o sucesso da produção. Estudo comprova que o equilíbrio ideal reduz a possibilidade de doenças e, sobretudo, minimiza o estresse osmótico, além de diminuir a letalidade e ainda favorecer o ganho de peso na espécie de cultivo, seja de camarão e/ou peixe”, explicou.

Existe uma confusão entre balanço iônico e o equilíbrio do perfil iônico. São duas coisas distintas.

Para determinar balanços iônicos, são feitos cálculos químicos, que podem ser aplicados para qualquer tipo de água, a partir dos resultados da análise dos íons presentes na composição iônica dela: Na, K, Ca, Mg, Cl-, SO4=, etc.

O equilíbrio do perfil iônico propõe uma adequada formulação para a correção das concentrações dos íons dos microelementos, tendo como principal objetivo obter uma água com a salinidade ideal e em equilíbrio, semelhante ao perfil iônico da água do habitat natural da espécie escolhida, a qual será utilizada para o cultivo de camarão e/ou peixe e, com isto, deixar o ambiente adequado ao bem estar e a osmorregulação da espécie de cultivo. Após a correção do ideal perfil iônico, as relações iônicas Ca/Mg/K, Ca/Mg e Na/K, estarão todas equilibradas, determinando o sucesso do cultivo.

Recomendações:

Informações importantes para o sucesso do cultivo de camarão ou peixe:

  • A sua fonte de água in natura é a que deve ser usada para a análise físico-química e para a elaboração da formulação da correção do Ideal EPI;
  • Tenha definida a salinidade e a alcalinidade que você vai trabalhar no seu cultivo;
  • Com o a formulação da correção do Ideal EPI da sua água, faça a adição dos produtos especificados nas quantidades recomendadas;
  • Oxigenar por 24 horas para dissolver os produtos da formulação de correção do seu Ideal EPI;
  • Fertilizar o tanque adequadamente;
  • Adquirir as PLs adaptadas para a salinidade de correção do seu Ideal EPI;
  • Depois da estabilização do sistema, deve-se colocar as PLs;
  • O importante é ter um pequeno tanque pulmão – com água corrigida do seu EPI, para ser usado como a fonte da água de reposição, para os tanques de cultivo, quando houver baixa do nível deles por evaporação.

Perfil iônico: requisitos de minerais para a criação de camarões:

Além dos parâmetros básicos de qualidade da água, o perfil iônico da água de cultivo é importante na cultura de P.vannamei. É difícil quantificar a necessidade real de minerais devido à variabilidade nos perfis iônicos das águas de viveiros. A biodisponibilidade dos macroelementos (Na, K, Ca, Mg, Cloretos e Sulfatos) será em função da sua concentração na água. Em geral, os níveis de macroelelmentos (Perfil Iônico) na água do viveiro devem ser mais ou menos semelhantes aos níveis da água do mar, diluída na mesma salinidade. No entanto, as características da água do viveiro, mesmo de viveiros muito próximas, não serão exatamente as mesmas.

Fonte: TRATÁGUAS

Para ter mais detalhes de como implantar essa metodologia em seu negócio clique aqui 

 

Veja também:

Camarão de água doce - Empreendedorismo,desafios e oportunidades 

Vannaplus - Ferramenta irá auxiliar programas de melhoramento genético do camarão marinho cultivado no Brasil

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!