Notícias
Geral
01 de Setembro de 2021 Aquaculture Brasil
Por que a ração esta ficando mais cara nos últimos meses?

É de amplo conhecimento que a ração representa o principal elemento de custo na produção do camarão. No caso de uma fábrica de ração, os ingredientes e aditivos compõem mais de 80% do custo final de uma ração balanceada. Os outros gastos estão associados a fabricação, embalagem, distribuição, despesas gerais e administrativas, além de marketing, pesquisa e desenvolvimento. Para exemplificar, a fórmula de uma ração para engorda de camarão pode apresentar a seguinte composição: 36% de farelo de soja, 12% de farinha de peixe, 5% de farinha de aves, 3% de farinha de lula e 1,4% de farinha de glúten de milho. Essas matérias-primas são usadas principalmente para atender um nível mínimo de proteína bruta que é geralmente de cerca de 35% para as rações de engorda.

Além disso, são adicionados a fórmula 27% de farinha de trigo junto com 6% de arroz quebrado como fontes de amido para promover uma boa estabilidade física na água. As fórmulas para camarão não contêm muito óleo, geralmente um pouco de óleo de peixe para suprir os ácidos graxos insaturados de cadeia longa que o camarão precisa e lecitina de soja como fonte de fosfolipídios. Portanto, com base neste exemplo, é possível verificar que a maior parte da formulação, 57,41%, é composta por ingredientes proteicos (Tabela 1). Esses respondem por 2/3 do custo total da fórmula, sendo exatamente essas matérias-primas que sofreram o maior aumento de preços desde o surgimento do SARS-CoV-2.

 

Somente o farelo de soja pode constituir entre 30% e 40% da composição das rações de camarão. Desde meados de 2020, o preço deste insumo tem apresentado uma tendência de ascensão, com valores percentuais atípicos, quando se avalia o seu histórico de preços nos últimos cinco anos (Figura 1). Combinado a isso, a desvalorização do real frente a outras moedas também impactou diretamente o custo das rações de camarão, já que praticamente todas as matérias-primas e aditivos (vitaminas, minerais, aminoácidos etc.), muitos importados, tem como referência de preço a cotação do dólar americano. Mesmo os ingredientes de origem animal (farinhas feitas de resíduos do abate de animais) com menor inclusão na ração, são impactados pelo aumento no preço dos grãos. O custo de produção desses animais também está associado a alimentação com matérias-primas como a soja e o milho.

 

Fonte: Alberto J. P. Nunes. LABOMAR – Instituto de Ciências do Mar – Universidade do Ceará  

 

 

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!