Notícias
Cultivo de Peixes
26 de Agosto de 2021 Aquaculture Brasil
Peixes ornamentais no Brasil - mercado, legislação, sistemas de produção e sanidade

A Embrapa lançou o primeiro volume do livro Peixes Ornamentais no Brasil. Nesta primeira edição o foco é em mercado, legislação, sistemas de produção e sanidade.

Os editores técnicos da publicação são os pesquisadores Fabrício Rezende, da Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas, TO), e Rodrigo Fujimoto, da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE). 

“Com apoio de especialistas de renome nacional, traçamos a meta de elaborar um material técnico organizado que trouxesse experiências práticas de forma abrangente para atender a uma demanda recorrente do setor de peixes ornamentais e aquariofilia. A publicação em formato de e-book gratuito foi pensada para dar maior capilaridade e facilitar o acesso aos potenciais empreendedores, técnicos e interessados na temática a partir de um clique”, contextualiza Fabrício.  

Em 2016, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) divulgou levantamento sobre a população de pets no Brasil e no mundo. Os dados referem-se a 2014 e indicam que, no país, eram 18 milhões de peixes nesse segmento. Atrás de: gatos, com 22,1 milhões; aves, com 37,2 milhões; e cães, com 52,2 milhões de animais. Naquele ano, no mundo haviam 655,8 milhões de peixes no segmento de pets, sendo o pet mais criado como animal de estimação. No Brasil, o principal polo de piscicultura ornamental é a Zona da Mata mineira.

O setor de peixes ornamentais e aquariofilia vem crescendo no Brasil desde os anos 1990 e vem sendo acompanhado pela profissionalização dos piscicultores que utilizam técnicas cada vez mais eficientes e incrementam qualidade ao peixe comercializado.

Para Fabrício, os piscicultores com maior experiência e tecnificação dos sistemas de produção conseguem disponibilizar novidades ao mercado de aquariofilia a custos cada vez mais competitivos. A atividade exige piscicultores com forte senso de observação, que por terem espírito de empreendedor conseguem, de forma empírica, aprimorar as técnicas produtivas e realizar a seleção de padrões interessantes para o mercado.

O livro, que está disponível online no site da Embrapa, possuí 300 páginas e divide-se em quatro capítulos: (1) O comércio de organismos aquáticos ornamentais; (2) Legislação brasileira aplicada à aquicultura e comercialização; (3) Sistemas e infraestrutura de produção; (4) Sanidade. Ao todo, são 18 autores de diversas instituições, como universidades do Brasil e do exterior e representantes do setor privado.

Os demais volumes deverão tratar de reprodução de espécies de água doce e marinhas, melhoramento e etapas do processo de seleção de padrões, técnicas de produção de organismos alimento, qualidade de água, alimentação e transporte.

Quer baixar o primeiro volume? Clique aqui.

Veja também:

Altamar Sistemas Aquáticos - soluções completas em aquicultura

A magia dos pigmentos

Categorias
Charges
Capa quando o cão pastor é de um produtor de peixes
quando o cão pastor é de um produtor de peixes
Charge Edição nº 22 Publicado em 28/07/2021
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!