Notícias
Cultivo de Peixes
18 de Julho de 2021 Jéssica Brol
Uso de cal hidratada diminui renovações de água na criação de tilápia

Um período de estiagem que já dura dois anos tem atingido o estado do Paraná, maior criador de tilápias do Brasil. De acordo com especialistas, é o pior cenário desde as últimas duas décadas.

A falta de chuvas atinge diretamente a piscicultura da região, que busca alternativas para minimizar as intensas trocas de água realizadas nos viveiros escavados. De acordo com reportagem do portal G1, alguns produtores já sofrem diretamente e veem as fontes de água ficarem cada vez mais rasas, como o piscicultor Valcir Zanini.

“Muitos produtores que contavam com água de um rio ou sanga, não esperavam ter uma seca dessa. Se persistir essa seca prolongada, o risco é grande de até pararem com a atividade, porque a água é fundamental nessa criação”.

Para tentar evitar problema com baixa qualidade de água em virtude da menor troca de água, uma cooperativa paranaense investiu em pesquisa e descobriu um novo método para equilibrar o pH dos açudes, e consequentemente aumentar a performance da produção e diminuir a dependência da água dos rios. É o tratamento com a cal hidratada.

O gerente da empresa, Nestor José, afirma que o método dá condição de ter um ambiente equilibrado. "O produtor vai aplicar toda semana em torno de 20 gramas por metro quadrado para subir a alcalinidade do ambiente”.

A técnica foi usada em uma propriedade que fica em Jesuítas, no oeste do estado. Quando começou com a piscicultura há dois anos, o produtor Renato Tonelli usava um sistema que bombeava a água que vinha do rio.

Mas toda vez que as bombas eram ligadas, ele via os lucros que teria com a produção irem por água abaixo. Agora que começou com o tratamento com a cal hidratada, o custo com a energia e a quantidade de água consumidas caíram.

“Hoje, mudou muito. A gente utiliza a água apenas para repor o nível do tanque. A questão de trocar a água por causa da qualidade não existe mais”, garante o produtor.

Esta é uma boa notícia para um setor que está em expansão e tem apresentado crescimento superior a 10% ao ano no Paraná, de acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral).

Veja também:

Principais estados produtores de tilápia em 2020

BioVet Vaxinova - Linha Govaxx®: A linha de vacinas autógenas que engloba soluções completas.

 

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!