Notícias
Cultivo de Peixes
11 de Junho de 2021 Jéssica Brol
Parque tecnológico no Paraná impulsiona o desenvolvimento da aquicultura 4.0

O Paraná é líder no Brasil em produção de tilápias, e concentra sua produção na Região Oeste, onde se encontra os cinco municípios com maior volume de produção do Estado. Além de ser referência em produção, o Oeste Paranaense começa a se destacar também em inovação e tecnologia para este mercado – a almejada aquicultura 4.0. 

Esse movimento é impulsionado pelo Biopark, parque tecnológico localizado em Toledo – município com o maior número de tanques escavados para Piscicultura Comercial do Paraná. Por meio da oferta de incentivos para que empresas se instalem no local, o Biopark tem atraído negócios do setor agro que foquem em facilitar a vida no campo e melhorar a produtividade.

Uma dessas empresas é a Fishtronics, fundada em Marmeleiro – Sudoeste do Estado, e que chega agora ao mercado com tecnologia para auxiliar produtores na tomada de decisão com base no levantamento de dados e automatização de tanques. A solução oferece informações sobre curva de nitrogênio, amônia, ph, temperatura e nível de oxigênio.

“A riqueza no tratamento dos dados coletados é o que consideramos mais relevante para o produtor, para as cooperativas e todos os envolvidos no setor”, destaca Lindomar José Golon, fundador da empresa com a sócia Karla Fernanda Casiragui Golon. 

Com base nesses dados é possível ainda gerar uma economia de energia, um dos gargalos da atividade.

“Os controles disponíveis até então forneciam apenas a informação do oxigênio e disparavam um alarme que ligava ou desligava o aerador. Nós fomos além, criamos níveis de oxigênio, portanto, não é necessário ligar todos os aeradores, o que impacta no consumo de energia elétrica na propriedade”, explica Lindomar.

Para o empreendedor, as soluções que estão chegando ao mercado são necessárias para a evolução do setor. “Nós estamos prontos para a piscicultura e aquicultura 4.0 e o agricultor está se adaptando, assim como já acontece em outros processos, as novas tecnologias serão incorporadas ao trabalho no campo. Todos os dias desafios surgem, mas, estando no Biopark já conhecemos outras empresas com as quais podemos compartilhar essas demandas e fazer bons negócios”, ressalta Lindomar.

A solução da Fishtronics já está sendo utilizada no município de Palotina, pelo produtor Paulo Michelon, um dos maiores criadores de tilápia da Região Oeste. “Somos pioneiros na implantação de novas tecnologias na piscicultura e estamos abertos a testar o que há de novo, pensando em desenvolver ainda mais a atividade na região. O consumo de peixes é uma tendência mundial na busca por uma alimentação mais saudável, por isso, acredito que o peixe só tende a crescer e a tecnologia vai nos ajudar a suprir essa demanda”, explica Paulo.

Fonte: Biopark

Veja também:

Aquicultura no Paraná: rumo as 100 mil toneladas

Têxtil Sauter - panagens multifilamento e em PVC para a aquicultura

 

 

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!