Notícias
Cultivo de Peixes
31 de Maio de 2021 Jéssica Brol
Indicador de preços de Tilápia

O projeto “Indicador de preços de Tilápia” é uma iniciativa da Associação Brasileira de Piscicultura - Peixe BR, em parceria com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada – Cepea-Esalq/USP e  foi apresentado ao público na última quinta-feira (27/05) com transmissão pelo YouTube.

Francisco Medeiros representou a Peixe BR e Thiago Carvalho, professor e pesquisador do Cepea-Esalq/USP deu mais detalhes sobre o indicador de preços. Atualmente o Cepea é responsável pelo indicador de preços de diversos produtos do agro, como algodão, café, arroz, leite, soja, milho, frango entre outros.

Francisco comentou que apesar de a associação manter contato com os diversos setores da cadeia, não tinha um indicador concreto para poder balizar negociações. Francisco destacou também a importância da visibilidade da tilápia junto com a cotação de outras proteínas “O consumidor ou empresário que estiver assistindo algum canal do agronegócio por exemplo, vai ver a cotação do preço da tilápia. Assim, essa é uma oportunidade, não só de trazer dados sólidos para o setor, mas uma maneira muito importante de divulgação do nosso produto”. 

Quanto a importância de ter um indicador de preços, Thiago foi enfático “Quando temos indicadores de preços, ou seja, números para debater e tomar decisões, a cadeia vai ficando cada vez mais profissional”.

As regiões que vão fazer parte do monitoramento do Cepea serão duas, a região dos grandes lagos, que engloba São Paulo e Mato Grosso do Sul e as regiões norte e oeste do estado do Paraná. Assim que o projeto ganhar solidez as áreas serão expandidas. Além das áreas, também foi comentado o desejo de futuramente ter um indicador de preços para outras espécies de destaque da aquicultura nacional. Atualmente a tilápia representa 60% de todos os peixes cultivados no Brasil. 

Outra questão abordada na live foi quanto a participação do setor “A metodologia vai dar certo desde que todos os elos da cadeia participem (...) não adianta poucos produtores ou um frigorífico grande repassarem as informações, porque não teremos uma representatividade do negócio. Para o índice de preço do leite por exemplo, o Cepea tem mais de 35 mil agentes colaboradores cadastrados”, destacou o professor e pesquisador do Cepea.

A ideia é construir o indicador com todos os participantes da cadeia aquícola, assim, os agentes consultados serão produtores, intermediários, frigoríficos e cooperativas e o mesmo terá divulgação semanal.

Quanto a segurança das informações repassadas, Thiago deixou claro que está a 20 anos no Cepea e nunca houve vazamento das informações repassadas, tanto dos preços quanto das informações de quem está passando os dados, portanto o produtor e indústria podem ficar seguros.

O que é o Cepea?

O Cepea é um centro de pesquisa de economia aplicada, que faz parte do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq) da USP, localizada em Piracicaba – 150 km da capital.

É formado por professores da Esalq/USP, pesquisadores (doutores e mestres) com conhecimentos sobre agronomia, economia, administração e contabilidade, profissionais de comunicação, de tecnologia da informação, administração e ainda estagiários de graduação da Esalq/USP e também de outras universidades.

As pesquisas do Cepea relacionadas ao agronegócio são estruturadas segundo cadeias produtivas, considerando-se também suas interligações econômicas que, em geral, são baseados em portfólios de composição diversificada (multinegócios). Atualmente o Cepea é responsável pelo indicador de preço de mais de 30 negócios agropecuários, que inclui agora a tilápia.

Seja um colaborador do índice de preços da Tilápia

O projeto “Indicador de preços da Tilápia” precisa de você! Faça parte dos colaboradores do Cepea e contribua com o crescimento do setor! O Colaborador cadastrado passa à equipe Cepea informações sobre negócios específicos e recebe, em troca, preços médios regionais e análises do mercado de tilápia.

Clique aqui para fazer o cadastro.

Em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail tilapia@cepea.org.br ou pelo telefone/whatsapp (19) 3429-8859.

Veja também:

Bioflocos e seus beneficios nutricionais na pré engorda de tilapias

Têxtil Sauter - panagens multifilamento e em PVC para a aquicultura

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!