Notícias
Cultivo de Peixes
24 de Maio de 2021 Jéssica Brol
Ração pode ficar mais barata ao piscicultor após apelo da Peixe BR ao governo federal

Alta no preço de insumos faz Peixe BR cobrar do Governo Federal a suspensão imediata do PIS/COFINS incidentes na ração.

De acordo com nota emitida nesta segunda-feira (24/05) pela Associação Brasileira de Piscicultura (Peixe BR), a piscicultura brasileira enfrenta, como as demais atividades de produção animal, um terrível desafio: o explosivo aumento dos custos de produção, especialmente pelo salto impressionante nos preços do farelo de soja e do milho – que, juntos, representam cerca de 70% do valor da ração.

Segundo o CEPEA/USP, em apenas um ano o milho dobrou de preços e a soja saltou 75%. Enquanto isso, o preço dos peixes de cultivo – puxados pela tilápia – mantêm-se praticamente estáveis. Como resultado, o produtor não suporta mais o aumento significativo nos preços da ração de peixe, declarou a Peixe BR.

O mercado é soberano e o aumento dos preços da soja e do milho decorrem de uma série de fatores. Porém, a piscicultura precisa de ajuda para superar este momento, informou a Peixe BR. Sendo assim, a associação solicitou ao Governo Federal que suspenda imediatamente, por meio de decreto federal, a cobrança do PIS/COFINS incidentes na ração.

A Peixe BR afirma que aguarda por posição favorável do governo: "O governo federal tem se mostrado sensível em relação a outros tributos, como dos combustíveis. Esperamos que também tenha sensibilidade em relação à ração para peixes de cultivo e, assim, ajudar os piscicultores a enfrentarem esse momento de nossa economia".

De acordo com a associação, a cadeia de aves e suínos já contam com esse benefício tributário "Nesse momento, a piscicultura está em desvantagem e espera que o bom senso das autoridades em benefício dos mais de 230 mil produtores de peixes espalhados pelo país que geram renda, emprego e alimentos saudáveis para os brasileiros".

 

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!