Notícias
Cultivo de Camarões
11 de Maio de 2021 Jéssica Brol
VannaPlus - ferramenta irá auxiliar programas de melhoramento genético do camarão marinho cultivado no Brasil

VannaPlus é uma ferramenta genômica desenvolvida por pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (DF) e da Embrapa Informática Agropecuária (SP), que irá auxiliar a cadeia produtiva do camarão marinho mais cultivado no Brasil (Litopenaeus vannamei) em programas de melhoramento genético e, principalmente, na identificação do pedigree de camarões de múltiplas famílias criados em tanques de engorda.

Trata-se de um grande desafio, já que não é possível marcar individualmente cada animal com os métodos convencionais utilizados em outros setores da produção animal.

Já disponível aos interessados em otimizar cruzamentos para manutenção de linhagens genéticas, o VannaPlus é mais um ativo tecnológico que testa a paternidade, o parentesco e faz a identificação individual para o camarão cinza. A ferramenta foi desenvolvida pelos pesquisadores Alexandre Caetano e Patrícia Ianella, com a participação do pesquisador Michel Yamagishi e da equipe do Laboratório Multiusuário de Bioinformática (LMB) da Embrapa

Com base em painel de marcadores SNP (sigla em inglês para Single Nucleotide Polymorphisms) de baixa densidade, o VannaPlus permite a produtores de larvas fazerem o manejo de plantel de reprodutores, reduzindo os riscos de cruzamentos indesejáveis para o criatório produzir mais e melhor.

 “Além de proporcionar soluções para o manejo genético de reprodutores e reduzir os cruzamentos endogâmicos, a ferramenta pode auxiliar os programas de melhoramento nos processos de avaliação, seleção e cruzamento e, dessa forma, racionalizar a aquisição e venda de germoplasma entre produtores”, comenta Ianella.

Os cruzamentos entre animais aparentados, chamados endogâmicos, resultam em proles mais sujeitas a problemas genéticos como má-formação e mesmo baixo desempenho zootécnico. O  uso do VannaPlus permitirá ao produtor identificar animais geneticamente distantes e recomendar cruzamentos com maior probabilidade de sucesso. A tecnologia também promoverá a agregação de informação e valor ao mercado de matrizes da carcinicultura (a criação de camarões em cativeiro).

Benefício direto ao setor produtivo

A empresária Ana Carolina Guerrelhas, proprietária da Aquatec, um dos maiores laboratórios de produção de pós-larvas de L. Vannamei no Brasil e da Genearch Aquacultura, que atua com melhoramento genético de L. vananmei, ambos no Rio Grande do Norte, vê como positiva a nova ferramenta criada pela Embrapa.

Segundo a produtora, o melhoramento genético é a garantia de produtos de excelência.

“É a genética que nos ajuda a não cruzar irmãos e a não elevar o nível de consanguinidade”, declara a empresária que, ao longo de 30 anos, já produziu mais de 40 milhões de pós-larvas de camarão para carcinicultores.

Para Ana Carolina, é importante contar com uma tecnologia nacional que propicie o melhoramento genético com menor custo do que as ofertas disponibilizadas por empresas do exterior. “A nossa intenção não é implantar laboratório de genética molecular, e sim ser usuário. Não queremos ser desenvolvedores, mas contar com uma ferramenta que dê velocidade nos programas de melhoramento genético”, afirma.

Fonte: Embrapa

Veja também: 

Aquatec - A qualidade do seu camarão nasce aqui 

Definição da estratégia de melhoramento: seleção ou cruzamento? – parte I: Entendendo a transferência de informações genéticas

 

 

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!