Notícias
Geral
29 de Abril de 2021 Jéssica Brol
Produção de ouriço-do-mar em Portugal – o caviar da costa portuguesa

Considerado por muitos portugueses o “caviar” do mar, o ouriço-do-mar é uma espécie de elevado valor comercial e sua procura tem aumentado exponencialmente na gastronomia gourmet, uma vez que as gônadas (ovas) desses animais, que compõe cerca de 10 a 20% da sua biomassa total, têm sido muito apreciadas, tanto em Portugal quanto em outros países, principalmente Japão, França e Espanha.

Esse aumento na demanda tem levado ao esgotamento dos bancos naturais, gerando um impacto negativo no ecossistema aquático. Atualmente já não é fácil encontrá-los na costa portuguesa. Dessa forma, um grupo de pesquisadores da MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), em Portugal, busca tornar viável a produção de ouriços-do-mar em aquicultura.

O objetivo é produzir de forma rentável, otimizando o método de produção para que se torne viável e com reduzido impacto ambiental. A espécie escolhida é Paracentrotus lividus, a mais comum da costa portuguesa e o cultivo será realizado em um sistema de aquicultura multitrófica integrada, com recirculação da água.

Quanto a reprodução, considerada complexa, os pesquisadores ainda estão investigando e ajustando os fatores que podem influenciar, como temperatura, alimentação, iluminação, salinidade etc, a fim de produzir larvas de ouriço-do-mar viáveis e formar protocolos concretos do processo de reprodução, desenvolvimento e crescimento.

O projeto, iniciado em 2019, conta com um financiamento de 202 mil euros do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas.

Fonte: Publico PT

Veja também:

Altamar Sistemas Aquáticos - soluções completas em aquicultura
O que é: Aquicultura em Sistema de Recirculação de Água (RAS)
 

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!