Notícias
Cultivo de Camarões
02 de Maio de 2021 Jéssica Brol
Larvas de camarão marinho SPF x SPR

Certamente você já ouviu falar sobre larvas de camarão marinho do tipo SPF ou SPR. Mas afinal, qual a diferença?

Larvas de camarão marinho SPF são aquelas livre de patógenos específicos (Specific Pathogen Free), e não necessariamente livres de qualquer doença. No caso, os patógenos específicos, de modo geral, são os vírus de maior impacto para a carcinicultura, como por exemplo o vírus da mancha branca (WSSV), vírus da mionecróse infecciosa (IMNV), vírus da síndrome de Taura e o vírus da infecção hipodermal e necrose hematopoiética  (IHHNV).

Os camarões SPF são produzidos em ambientes biosseguros, onde todos os cuidados são tomados para que os animais não tenham contato com patógenos. Dessa forma, além de ser livre destes vírus, para ser considerado SPF, o camarão precisa estar em uma instalação com status de SPF.

Por outro lado, larvas de camarão marinho do tipo SPR (Specific Pathogen Resistent) são aquelas resistentes a patógenos específicos, e não a qualquer patógeno. É preciso especificar a que patógeno a PL é resistente. Por exemplo, uma PL pode ser SPR para o vírus da Taura.

A razão da produção e utilização de larvas de camarão marinho do tipo SPF é que, animais livres de doenças têm a possibilidade de expressar todo o ganho adquirido no melhoramento genético, que normalmente é o potencial para crescimento. Contudo, potencial para crescimento e resistência a doenças são características antagônicas, de forma que, se desejar espécies livres de patógenos, descarta-se a possibilidade de espécies resistentes a um só patógeno.

No entanto, há indicações de uso na produção para os dois tipos de larvas. Em ambientes submetidos a altos desafios ambientais, com presença de patógenos, o mais indicado é utilizar larva SPR. Já para ambientes mais controlados, onde é possível fazer uso do melhoramento genético dirigido para o crescimento, o mais indicado é usar larvas de camarão marinho do tipo SPF.  

Fonte: ABCC

Veja também:

Aquatec – Produção de pós-larvas de camarão marinho

Genética na Aquicultura: Resposta à seleção

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!