Notícias
Cultivo de Peixes
17 de Março de 2021 Jéssica Brol
Peixe BR recorre ao MAPA para voltar a exportar peixes de cultivo para a União Europeia

A Associação Brasileira a Piscicultura (Peixe BR), entidade representativa da cadeia de produção de peixes de cultivo no país, enviou ofício à ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Tereza Cristina, solicitando apoio para habilitação dos frigoríficos de peixes de cultivo no Brasil para exportação à União Europeia.

A suspensão ocorreu em 2018, quando o MAPA interrompeu as exportação de pescado para a União Europeia após auditoria dos europeus no Brasil, ocorrida em setembro de 2017. Na época, as autoridades sanitárias da União Europeia recomendaram fortemente interrupção pelo lado brasileiro, evitando assim uma possível suspensão pela própria União Europeia, o que tornaria mais burocrática a retomada das exportações assim que os problemas relatados fossem resolvidos.

Tal medida afetou não somente o pescado proveniente da pesca, mas também da aquicultura, que segundo a Peixe BR, sempre esteve em conformidade e foi prejudicada por tal decisão.

“Já estamos no terceiro ano de suspensão das exportações de peixes de cultivo, especialmente de tilápia e seus subprodutos, decorrente de não conformidade em barcos de pesca que em nada diz respeito à piscicultura”, relata o presidente executivo da Peixe BR, Francisco Medeiros.

O dirigente destaca que a piscicultura não tem como intervir na pesca para que atenda às não conformidade nos seus respectivos barcos. Dessa forma a associação solicitou o empenho do MAPA nesta importante ação, atuando junto ao órgão de sanidade da União Europeia para que vistorie e libere as plantas de peixes de cultivo no Brasil. 

No ano de 2020 os países que mais importaram peixes de cultivo do Brasil, principalmente a tilápia, foi Estados Unidos (58%), Chile (13 %) e China (8%), de acordo com o Anuário Peixe BR da Piscicultura.

Fonte: Peixe BR

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!