Notícias
Inovação
22 de Agosto de 2025 Jade Vieira Plastina
FAO lança ferramenta para resiliência da aquicultura frente às mudanças climáticas

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) lançou uma caixa de ferramentas de adaptação que fortalece a resiliência da aquicultura diante dos impactos das mudanças climáticas. O recurso reúne orientações práticas e recomendações técnicas, úteis tanto para políticas públicas quanto para atividades de campo desenvolvidas por pescadores e aquicultores.

 

 

Estrutura e objetivos

A ferramenta está organizada em três eixos principais. O primeiro, adaptação institucional, reforça a governança e integra medidas resilientes aos marcos regulatórios. O segundo, adaptação dos meios de subsistência, incentiva a diversificação econômica e promove práticas produtivas mais sustentáveis. Já o terceiro, gerenciamento de riscos, antecipa e reduz os efeitos de eventos climáticos extremos sobre a produção aquícola.

Práticas sustentáveis e inovação

Entre as soluções propostas, destaca-se o cultivo de organismos extrativos, como moluscos bivalves e macroalgas. Essas práticas melhoram a qualidade da água, reduzem resíduos e ainda oferecem benefícios ecológicos e produtivos. Além disso, a caixa de ferramentas apresenta abordagens adaptativas para a gestão da pesca e da aquicultura. Ela sugere ciclos de gestão flexíveis, monitoramento ambiental contínuo e estratégias específicas para lidar com riscos relacionados à temperatura, oxigenação e padrões de precipitação.

 

 

Aplicação internacional e integração à Transformação Azul

O lançamento integra-se à estratégia de Transformação Azul (Blue Transformation) da FAO. Esse movimento amplia a aquicultura de forma sustentável, moderniza cadeias de valor e melhora a gestão da pesca. Portanto, a iniciativa torna-se essencial para garantir a produção global de alimentos aquáticos, equilibrando aspectos econômicos, sociais e ambientais.

Com esse recurso multidimensional, a FAO mostra como inovação, sustentabilidade e governança podem caminhar juntas na aquicultura. A nova caixa de ferramentas ajuda governos e comunidades a enfrentar os desafios climáticos com maior resiliência. Por outro lado, também assegura a segurança alimentar e a continuidade produtiva em um cenário de incertezas ambientais.

O conteúdo completo está disponível no repositório oficial da FAO: Acesse aqui.

Texto: Júlia Martim

Categorias
Charges
Capa Puçá de chuva
Puçá de chuva
Charge Edição nº 30 Publicado em 30/07/2024
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­
18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!