Conteúdos
Elas fazem a diferença
19 de Novembro de 2021 Aquaculture Brasil
Ofélia Maria Campigotto

Mulheres fazendo a diferença na aquicultura! É o caso da Ofélia, a atual presidente da Associação Catarinense de Aquicultura (ACAq) e há mais de 20 anos no ramo da piscicultura. Ela nos contou um pouco dessa história. Confira!

 

 

 

 

“Sou filha de Agricultor, vivi no campo e conheci a “Tilápia” ainda quando criança... Para nós era o “Peixe capim” e era um peixe apenas para consumo próprio. Fui à luta muito jovem para estudar e trabalhar. Minha Mãe faleceu quando eu tinha 3 anos de idade... Meu Pai (Elias Campigotto - Hoje com 90 anos) aos 28 anos ficou viúvo e com 4 filhos... imagina a batalha que foi... Como sou a mais jovem das mulheres, sempre tive muitas responsabilidades, aprendi a liderar na marra, tinha que ajudar nas tarefas domésticas, comida, roupas e tudo mais... Quando sai de casa foi para estudar e trabalhar, passei por Curitiba, Blumenau... Trabalhei na Arno S.A. por 22 anos com promoções e vendas! Foi uma grande escola, aprendi muito e sou bem grata por tudo. Com o tempo de serviço, 30 anos, chegou à aposentadoria... Ufa! Com o meu fundo de garantia comprei o Sítio onde estamos hoje (Fazenda Nossa Sra. de Fátima) com meu marido, Paulo Marangoni, em Gaspar/SC. O sítio tem 42,6 hectares de terra e usamos 2 hectares com as lagoas de tanques escavados. Produzimos em média 50.000 kg por ano. Podemos produzir mais, mas o momento com os custos altos das rações e energia elétrica é bom ter cautela. Afinal temos que pagar tudo adiantado, para receber só com as vendas dos Peixes. Nosso foco de vendas é para Pesque e Pague da região...”

Inovação “dentro de casa”

“O Paulo é um inventor... Já desenvolveu alimentador automático para peixes, aeradores, tudo automatizado pra facilitar o nosso dia a dia na Piscicultura. Instalamos em 2020 placas para energia fotovoltáica, hoje o sol gera nossa energia. Há também um projeto em desenvolvimento com sondas. Como somos “apeixonados”, estamos bem envolvidos na atividade em Gaspar e no estado como um todo. A porteira de nossa piscicultura está sempre aberta para receber os envolvidos na atividade, só agendar com antecedência.”

A aquicultura e a fotografia

“Quando o Paulo estava como Presidente da AQUIPAR - Associação dos Piscicultores do Município de Gaspar/SC, comecei a acompanhar as reuniões e percebi que tinha falta de informações e registros. Comecei fazendo lista de presença, atas, súmulas, e um dos nossos objetivos estava na divulgação dos trabalhos realizados, inclusive, está registrado isso no Estatuto da AQUIPAR “Objetivos: Apoiar e estimular o ensino, a pesquisa, a extensão e os trabalhos técnicos e científicos de interesse da Aquicultura/Piscicultura e Divulgar os mesmos”. Assim, procurei imagem de Peixes e fiquei bem decepcionada… Então resolvi fazer um Curso de Fotografia na FURB - Blumenau/SC. Amei e até hoje continuo fazendo os registro dos eventos, dos peixes e outros..”

Reeleita para mais uma gestão na ACAq, Associação Catarinense de Aquicultura

“No dia 24/09/2021 a ACAq completou 36 anos e fui reeleita para a gestão de 2022 a 2023. A ACAq foi formada para atender Piscicultura/Aquicultura / Maricultura e Carcinicultura. Quando assumimos em 2018, nosso objetivo foi de trabalhar somente com a Piscicultura/Aquicultura, até que em 2020 conseguimos, depois de muitas reuniões, registrar o novo Estatuto da ACAq. Quem me desafiou foi o Sr. Evandro da ACQUA SUL Piscicultura - Ilhota/SC e hoje um dos maiores Produtores de Alevinos do estado. Com o objetivo de fortalecer e desenvolver a atividade, temos muitas pessoas e entidades envolvidas com a associação, como piscicultores, técnicos, pesquisadores, professores, empresas do ramo de equipamentos e rações e muitos outros… um depende do outro. “Toda força será fraca se não estiver unida”. E estamos sempre pensando no tripé social, econômico e ambiental. A atual gestão é composta por (cargo/ município): Presidente: Ofélia Maria Campigotto (Gaspar), Vice-Presidente: Marcelo Luchetta (Massaranduba), Primeiro Secretário: Túlio Ramos ( Agrolândia), Segundo Secretário: Marcio Schwanz (Blumenau), Tesoureiro: Cristiane Zappelline. Conselho Fiscal: Três (3) Membros Efetivos: Orlando Giovanella (Cooper Juriti - Massaranduba), Tiago Heidemann Wensing (AAQUIAR - Armazém), Vilson Isidoro - (Belo Peixe Trutas - Lages) . Três (3) Suplentes: Jamiro Altrak (Joinville), Ivanir Sandri (Gaspar), Edmar Hélio Michelluzzi (APISNA – Massaranduba)”.

 

 

 

 

Principais trabalhos desenvolvidos pela ACAq

“Um dos maiores desafios foi uma atualização da Lei nº 15.736/2012, que disciplina a piscicultura de águas continentais no estado. A principal mudança foi nos critérios para o licenciamento ambiental. A proposta permitiu o uso de áreas de preservação permanente para a atividade da piscicultura – seguindo critérios que liberem a produção, sem comprometer a preservação da vegetação nativa. A mesma foi aprovada na ALESC em 04/12/2018, onde trabalhamos em conjunto com o IMA / SAR e ACAq - elaborando os “Termos de Referência e Termo de Cooperação”. Outro ponto foi o Recadastramento Rural, entender como fazer, buscar prorrogação para os pedidos etc. A aprovação da suspensão da outorga para uso de águas por pequenas propriedades rurais, através da Portaria SEMA nº 257/2021, aprovada em maio deste ano. Em 2019 tivemos o Primeiro encontro com o Secretário de Aquicultura e Pesca do Governo Federal Sr. Jorge Seif Júnior em Itajaí/SC na Epagri, onde foi entregue uma Carta de solicitações da Piscicultura/Aquicultura do estado, onde um dos Pedidos foi a suspensão do PIS/ Confins na ração de Peixes. Também temos participação na Câmara da Setorial da Piscicultura, e estamos sempre envolvidos com diversos órgãos, como outras associações, cooperativas, Epagri, institutos de pesquisa, universidades e muito mais. ”

O que mais marcou nesse período de 20 anos na piscicultura

“Principalmente os Trabalhos Realizados! Criado o “Dia do Pescador” em Gaspar/SC. A data é comemorada no dia 29/06, dia de São Pedro! Padroeiro dos Pescadores! o Primeiro foi em 29/06/2010, na Truticultura Bertoldi. O evento é sempre acompanhado de Palestras sobre Aquicultura/Piscicultura e com um almoço a base de Peixe. Temos também o Festival Gastronômico da Tilápia de Gaspar, que já está na sua quinta edição. Além disso, Gaspar recebeu um prêmio em 2019 “Prefeito Empreendedor” com a Piscicultura”.

Uma opinião sobre a Peixe BR

“A Peixe BR soma muito com o setor com as informações, publicações sobre a Piscicultura a nível nacional e os desafios a serem conquistados. Mas, ainda tem que ter um olhar mais voltado para os médios e pequenos produtores, que é a nossa realidade”.

Importância da Semana do Pescado

“Somos Apoiadores: ACAq / AQUIPAR juntamente com o SINDIPI e muitas outras pessoas como a Fernanda Queiróz em Joinville/ SC. Sempre acompanhei a “Semana do Pescado” e foram feitas algumas ações por aqui em Gaspar/SC junto aos Associados da AQUIPAR. Foi criada a Câmara Técnica da Piscicultura e Agricultura - DEL aqui em Gaspar/ SC “Queremos aumentar o consumo do Peixe de uma maneira geral. Já temos o filé de tilápia na merenda Escolar. Penso quer temos que saber vender melhor o nosso Peixe. Ter Pertencimento! Valorização e melhor aproveitamento! Hoje já estamos na Medicina com a Pele de Tilápias! Turismo dentro da atividade também é um grande potencial que ainda é pouco explorado pelos piscicultores”.

Grupo “Mulheres na Aquicultura”

“Com a Pandemia passamos mais tempo em casa… e assim, também com mais tempo para estudar, ler, fazer cursos online e acompanhar as Lives sobre Piscicultura/ Aquicultura. E nesse meio de mídias sociais encontrei muitas pessoas a nível nacional… Principalmente mulheres. Nós começamos a conversar, se conectar via WhatsApp… Conversei com a Vera/ Fernanda / Marilza e formamos o Grupo “Mulheres na Aquicultura” em 10/02/2021. Acredito na Força das Mulheres! Principalmente em Gestão/ Organização… Com amor, dedicação e determinação! “A Piscicultura tem muito envolvimento das mulheres, na organização e controle, na alimentação com a elaboração de preparo dos peixes, no atendimento, na Educação, ou seja, em várias funções. E entre as funções em que há mulheres fazendo diferença, a de pesquisa científica e atendimento no serviço público ganham destaque. Juntas somos mais fortes! E contamos com apoio dos Homens também, afinal queremos igualdade.”

Faça o download e confira o texto completo com todas as ilustrações. Clique aqui

 

 

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!