Conteúdos
Eles fazem a diferença
07 de Junho de 2021 Aquaculture Brasil
Isabel Campos Portugal

A seção “Elas fazem a diferença” é sobre uma Bióloga que encontrou nas algas sua paixão pela aquicultura. Isabel percebeu que seu propósito na Ciência era trabalhar com pesquisa aplicada! 

Isabel é bióloga marinha, co-fundadora da Devolverde, apaixonada por regiões desérticas e pelo mar. Mestra em aquicultura e doutora em biotecnologia, seu foco de pesquisa foi a produção em biomassa de microalga e uso como imunoestimulante para peixes ornamentais. Morou em Israel 7 anos e estudou na Ben Gurion University of the Negev, desenvolveu uma plataforma colaborativa para articular a colaboração Brasil – Israel, atuando como consultora para aproximar a academia e a iniciativa privada. Trabalha com projetos para o desenvolvimento agrícola em regiões desérticas focados na liderança das mulheres.

É idealizadora e coordenadora da PopAlgae - Rede, que tem objetivo de popularizar e democratizar as algas.

 

Devolverde!

“A principal missão da Devolverde é Cultivar!

Cultivamos organismos, redes, pessoas, comunidades.

Devolverde é uma empresa de consultoria em biotecnologia e sustentabilidade, trabalhamos em projetos para estruturação de cultivos de microalgas com parceira internacional. No site tem mais informações sobre a empresa: https://www.devolverde.com.br/microalgas

Em 2021 por conta da pandemia e com a dificuldade de prestar serviço de consultoria de forma remota, pois é de grande importância a visita ao local, a empresa se reestruturou para desenvolver mentorias para o desenvolvimento sustentável.

Nasceu assim a Escola Devolverde.Acreditamos na educação e somos apaixonadas pela sustentabilidade.”

 

 

A bagagem internacional: Alemanha e Israel

“É sempre um desafio morar fora do seu país, sair da zona de conforto, mas eu acredito que são nas ‘crises’ que encontramos oportunidade.  Morar no oriente médio me fez ser mais resiliente e mais prática. Israel é o pais da “start-up” e lá aprendi que muitas vezes as “falhas” do seu negocio são degradês de aprendizado. Aceitar e entender o que deu errado te dá ainda mais energia para se reinventar. É de grande valia o empreender – fracassar, pois assim vamos aprendendo.

Já na Alemanha como em outros países da Europa eu aprendi a ter transparência, organização e clareza no trabalho em equipe, além disso, pude visitar vários laboratórios e centros de pesquisas de ponta, o que me deu uma bagagem muito legal além de estabelecer parcerias.”

 

Mestrado e Doutorado é só para quem quer vida acadêmica?

“Não! Mestrado e Doutorado não é só para quem quer vida acadêmica. Há 10 anos se perguntassem para mim por que fazer mestrado e doutorado, eu responderia que era para ter vida acadêmica. Mas hoje eu penso completamente diferente! 

 A minha visão de pesquisa e empreendedorismo mudou completamente depois de morar em Israel. Fazer mestrado e doutorado foi muito importante para me ajudar a chegar onde eu estou e sou muito feliz nessa minha jornada, podendo lidar com universidade, empresa e pesquisa.”

 

Cooperação Nordeste/Israel

“Morei 7 anos no deserto de Israel. Deserto mesmo, menos de 100 mm de chuva o ano todo! Valor 3 x menor das áreas mais secas do Brasil. Eu fiquei impactada com esse deserto produtivo, com cultivo de peixe e algas, e percebi que era uma ótima forma de ligar e cooperar com o Brasil. Assim, em 2014 nasceu a “NegevNet” e por cinco anos eu fiquei a frente dessa Plataforma que promoveu a ligação entre o sul de Israel (Deserto do Negev) e o Nordeste do Brasil. Hoje o trabalho de conexão dentre essas duas áreas faz parte de um projeto da Devolverde.”

 

 

@pop_algae

“A popalgae é uma rede de co-criação que tem objetivo de popularizar e democratizar as algas. Sou a idealizadora da rede, mas ela só existe porque temos uma grupo de participantes super engajados que fazem a rede funcionar! 

Percebi que era de grande importância que mais pessoas conhecessem o potencial das Algas para que novos mercados pudessem ser criados. Fora do Brasil as algas são bem difundidas e populares, já existem muitas empresas e o Brasil tem um ótimo potencial de mercado, mas precisamos que mais pessoa conheçam as algas.”

 

 

Desafios da carreira

“Trabalho estruturando rede e criando comunidades para desenvolvimento sustentável, ainda é difícil monetizar nesse trabalho.”

 

Projetos futuros da Isabel

“Primeiro projeto futuro local: Hoje estou no Rio de Janeiro, no vale do café, uma região que tem ótimas condições para se desenvolver enquanto centro de biotecnologia e agronegócio. Meus planos futuros são fazer parte desse desenvolvimento da região junto com as Universidades daqui. Desenvolvimento local com cooperação internacional. 

Seguir no desenvolvimento da Escola Devolverde, que em menos de 1 ano já impactou muitas pessoas diretamente e temos objetivo de desenvolver ainda mais mentorias que conectarão pessoas de forma on-line provocando reflexões sobre novas formas de agir.

Continuar a falar de algas de forma popular e democrática para que mais pessoas conheçam as lindas Algas.”

 

Empreender é um desafio. Deixe uma mensagem à quem tem o desejo de começar, mas ainda tem receios de enfrentar essa posição no mercado de trabalho.

“1% ideia 99% trabalho.

Melhor a constância consciente e sustentável que a intensidade que não se sustenta.”

 

Para conhecer mais sobre a Escola Devolverde acesse:

https://www.devolverde.com.br/

Ou siga no instagram: @devolverde_of

Siga a rede PopAlgae no instagram:

@pop_algae

 

Faça o download e confira o texto completo com todas as ilustrações. Clique aqui

 

 

 

 

 

 

 

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!