Conteúdos
Eles fazem a diferença
01 de Abril de 2018 Aquaculture Brasil
Célia Maria Doria Frascá Scorvo

Quem já fez a diferença na história da aquicultura nacional e ainda está fazendo é a atual presidente da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática (AQUABIO - 2016-2018), Célia Maria Dória Frascá Scorvo.

Célia, zootecnista formada pela UNESP de Jaboticabal e pós-graduada em Aquicultura pela mesma universidade, é atualmente Pesquisadora Cientifica nível V, da APTA Regional do Leste Paulista (APTA/ SAA-SP) em Monte Alegre do Sul, SP. Tem experiência na área de piscicultura, atuando principalmente nos temas: manejo alimentar, boas práticas de manejo na produção de peixes em tanques-rede (represas rurais e reservatórios). Foi assistente de Direção do Departamento de Descentralização do Desenvolvimento (DDD/APTA), atuando no Departamento de Gestão Estratégica e também foi Diretora do Núcleo de Pesquisa da APTA Regional do Leste Paulista e membro do Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca (Conselho Nacional de Pesca e Aquicultura CONAPE/MPA).

 

Enquanto pesquisadora da APTA, Célia tece elogios a instituição que tem trabalhado próximo do setor produtivo

“A experiência da APTA têm sido muito rica, tanto para nós equipe de pesquisadores, como também para os empresários. Em alguns momentos surgem angustias e dúvidas dos dois lados. O tempo da pesquisa é diferente do tempo da empresa privada, mas nestes anos de trabalho a gente tem conseguido conviver e aprender muito.”

 

Apesar da boa experiência, Célia explica que não há uma única fórmula para replicar esse modelo de união entre pesquisa e setor privado.

“Eu não sei se existe dica... o que deixo aqui para os leitores é que é necessário se lançar, nas parcerias público-privadas. No Brasil, os sistemas de avaliação de produtividade ainda, não privilegiam estes trabalhos de parcerias. No entanto, estamos caminhando para isso, pois, hoje já se tem uma política de incentivo às parcerias com a iniciativa privada. Um exemplo que pode ser dado é com o Projeto que participo, o qual recebe apoio da FAPESP, por meio do Programa de Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE). Além disso, as instituições de pesquisa e ensino já estão constituindo seus Núcleos de Inovação Tecnológica, dando apoio jurídico para trabalhos desta natureza. Isto é um avanço e, na programação do AQUACIENCIA de 2018 vão acontecer mesas redondas para discutir este assunto.”

 

 

Falando em AQUACIÊNCIA, um dos maiores eventos científicos da área aquícola, a ser realizado de 17 a 21 de setembro de 2018 em Natal,RN com o tema “Um olhar para a INOVAÇÃO”, Célia comenta que a AQUABIO fica no apoio a Comissão Organizadora do evento. A expectativa é chegar à faixa de 900 a 1000 inscritos, média dos últimos Congressos.

“O AQUACIÊNCIA tem uma Comissão Organizadora que é responsável pela captação de recursos para o Congresso, e está sob a coordenação dos professores da UFRN. No cenário atual, não está fácil a captação de recursos, mas, a Comissão Organizadora tem conseguido desempenhar muito bem os trabalhos já tendo conseguido apoio financeiro de diversas instituições públicas e privadas.”

 

O desafio de estar à frente da AQUABIO

“Como presidente da AQUABIO (Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática), temos como meta dar continuidade ao trabalho das Diretorias que nos antecederam, tanto na busca da consolidação de uma política de ciência e tecnologia, que fortaleça a busca de conhecimentos em prol do desenvolvimento da aquicultura brasileira, como no fortalecimento da Sociedade na busca de novos sócios e na aproximação do Setor Produtivo da Aquicultura que nos tem dado respaldo nas demandas de pesquisa a serem realizadas”.

“A AQUABIO é uma sociedade científica que congrega profissionais de diferentes áreas de ensino e pesquisa e tem como meta unir estes profissionais que buscam o desenvolvimento de uma aquicultura responsável. Nesta gestão estamos trabalhando para aproximar Ciência & Produção, além disso, nos congressos e eventos, a sociedade busca divulgar os trabalhos realizados. O mandato desta diretoria se encerra no final deste ano, mas continuaremos apoiando a Sociedade”.

 

O otimismo

“Eu acredito que o investimento em Ciência & Tecnologia e Inovação poderá trazer o conhecimento necessário para o desenvolvimento responsável da atividade para as gerações futuras. A AQUABIO tem tentado estar mais perto do setor produtivo, hoje somos sócios da Peixe BR e, também temos representantes nas instituições de fomento que têm levado as demandas de conhecimento do setor produtivo.”

 

Representatividade do setor com a atual Secretária de Aquicultura e Pesca

“A AQUABIO, nos dois anos que estou na Presidência, não foi chamada para participar ou mesmo opinar na construção de políticas públicas para o setor. Durantes outros governos tivemos representação junto ao CONAPE”.

“Em 06 de abril foi publicado um decreto concretizando a nova estrutura da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca - Seap, que foi transferida para a Secretaria Geral da Presidência da República. A AQUABIO vai entrar em contato com a nova secretaria nos colocando à disposição para auxiliálos no que for necessário. Desejamos que esta nova estrutura possa trazer avanços na regularização da atividade da Aquicultura no Brasil, bem como estabelecer políticas estruturantes para
o Setor.

 

Faça o download e confira o texto completo com todas as ilustrações. Clique aqui

 

 

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!