Prezados leitores, recebi uma foto de uma baia de acasalamento de um novo ranicultor (figura 1), acompanhada de algumas dúvidas e resolvi aproveitar este espaço para discuti-los baseando-me na própria foto, para ser mais didático e esclarecedor. Apenas para recordar, é importante dizer que, o Setor de Reprodução de um ranário é dividido em duas áreas: Mantença, composta por baias semelhantes à engorda, onde machos e fêmeas são manejados e ficam separados até que estejam aptos a acasalar; e Acasalamento, composto por uma única baia de acasalamento coletivo, com piscinas de acasalamento (motéis), próprios para a desova das rãs.
É possível ver, com clareza, que o produtor construiu quatro motéis, que drenam seu conteúdo por meio de tubos (ladrões) em direção a um pequeno lago e este, por sua vez, para um açude num nível mais baixo. Em contato com o produtor, o mesmo nos informou que a baia tem 9,10 m x 5,30 m; cada motel 1 m x 1 m (1 m²), com 20 cm de profundidade, sendo que um deles tem 0,7 m x 1 m; e o pequeno lago tem 3, 30 m x 3 m com profundidade média de 25 cm. A expectativa é de que o pé-direito seja de 2,70 m. Não havia previsão para telhado, apenas seria colocada uma tela para evitar a entrada de pássaros e telas plásticas nas laterais.
De maneira geral, recomenda-se que os motéis tenham pelo menos 1m² de área, de preferência construídos com uma rampa de acesso que chegue até o fundo, não possuam cantos vivos, para facilitar a sua higienização e tenham 20 cm de profundidade (no manejo são usados 15 cm de altura útil). Essas medidas fazem com que a desova possa ser melhor espalhada na superfície do motel, de maneira que não exista sobreposição de ovos e os mesmos possam ter melhor oxigenação, uma vez que a albumina secretada pela fêmea os mantém o mais próximo da superfície possível. Que tenham espaçamento de pelo menos 50 cm das paredes e entre si, de forma a afetar o mínimo possível a territorialidade de um macho que já tenha selecionado um local para dominar e esperar a fêmea para o acasalamento. Isso diminui as disputas excessivas, que podem resultar em perdas por mortes ou lesões que inutilizam o reprodutor.
Modificações propostas:
É importante frisar que não importa o tamanho ou o desenho da baia de acasalamento, ela deve conter os elementos e as configurações necessárias ao bom funcionamento da reprodução das rãs e o manejo deve ser fácil, assim como a sua higienização. A pergunta que deve perseguir o produtor é: estou mimetizando as condições de primavera/verão?*
* Informações complementares na coluna “Primavera e reprodução: casamento perfeito” (2016). Disponível em: http://www.aquaculturebrasil.com/2016/11/10/primavera-e-reproducao-casamento-perfeito/
Faça o download e confira o texto completo com todas as ilustrações. Clique aqui
Formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (UFF/2000), com mestrado em Medicina Veterinária (Área de concentração: Patologia e Reprodução Animal-UFF/2004) e doutorado em Medicina Veterinária (Área de concentração: Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal-UFF/2016). Desde 2009 é professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no Setor Palotina (Palotina/PR), sendo responsável pelas disciplinas de Tecnologia do Pescado, Ranicultura e Análise Sensorial de Alimentos e Bebidas, bem como pelo Laboratório de Ranicultura (LabRan-UFPR). Tem experiência na produção, beneficiamento, industrialização e sanidade de organismos aquáticos, tendo atuado em diversos órgãos voltados a esta temática. Atua principalmente nos seguintes temas: Processamento e Inspeção Higienicossanitária de Produtos de Origem Animal, Vigilância Sanitária, Aquicultura, Sanidade Aquícola e Extensão Rural.
Atualidades e Tendências da Aquicultura
Extensão Rural e assistência técnica aquícola
Preencha todos os campos obrigatórios.
No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.
Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.
Preencha todos os campos obrigatórios.
Preencha todos os campos obrigatórios.
Você será redirecionado em alguns segundos!