Colunas
Green Technologies
14 de Março de 2023 Maurício Emerenciano
Sustentabilidade na Aquicultura no FIRMA XI 2022!

 

 

 

 

A coluna Green Technologies desta edição destaca o Fórum Ibero-americano de Recursos Marinhos e Aquicultura na sua 11ª edição, realizado na modalidade online entre os dias 21 a 25 de novembro deste ano. O evento foi inaugurado pelo Diretor Geral de Pesca e Aquicultura da FAO, Dr. Manuel Barange, com o tema “Mudanças climáticas e a sustentabilidade da pesca e aquicultura”. Além disso, contou com mais de 50 palestras divididas entre 12 sessões temáticas, apresentação de trabalhos científicos, concurso de fotografia, entre muitas outras atrações. Ao total, foram mais de 3.000 inscritos com presença massiva do público hispano-americano, com destaque para Equador, México e Colômbia. Acredito que este não seja um evento muito conhecido para o público brasileiro, principalmente quando comparamos aos tradicionais Aquaciências, CONBEP (Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca), CBO (Congresso Brasileiro de Oceanografia), entre outros, que igualmente ao FIRMA, são mais direcionados ao público acadêmico. Confesso que foi uma experiencia nova, e que me surpreendeu na sua magnitude e massa crítica de excepcional qualidade.

 

 

 

 

Destaco ainda a sessão “Sustentabilidade na Aquicultura” (Figura 1), que contou com mais 260 participantes simultaneamente. Tive o imenso prazer de participar dessa sessão que foi mediada por Sergio Zimmermann e composta por Luis Poersch (FURG) e Wagner Valenti Cotroni (UNESP). Entre os temas abordados destaque para as pesquisas do projeto ASTRAL da FURG nos cultivos multitróficos integrados utilizando a tecnologia de bioflocos. Muito interessante ver o êxito em integrar camarões, peixes, ostras e algas, resultando no aumento da circularidade e sustentabilidade nos cultivos em BFT. Antes resíduos e nutrientes que eram considerados “problemas” (ex.: sólidos suspensos, nitratos e fosfatos), agora são transformados em biomassa de alta qualidade nutricional. Parabéns a toda equipe! Na sequência, Wagner Valenti nos brindou com uma inspiradora palestra sobre “conceitos e indicadores de sustentabilidade”. A relação homem, meio ambiente, e economia, sua evolução e implicações na sociedade foram abordados, além de métodos para medir a sustentabilidade nos sistemas produtivos aquícolas. Em seguida, apresentei um estudo de caso dos lodos residuais na Ásia e maneiras de incrementar a circularidade nos cultivos intensivos de camarões. E para encerrar, nosso mediador Sergio Zimmermann apresentou inovações nos alimentos fermentados/pré-digeridos e seu impacto produtivo e na bioeconomia circular. Subprodutos agrícolas agora podem ser convertidos nas fazendas em alimentos multifuncionais, auxiliando na saúde, qualidade de água e desempenho de peixes e camarões.

 

 

 

 

Está cada vez mais claro que a adoção de sistemas integrados e abordagens de economia circular são um caminho sem volta. Com certeza ainda existem diversos desafios técnicos, culturais e econômicos. No entanto, com uma sociedade cada vez mais preocupada com as mudanças climáticas, emissões de carbono e aspectos ambientais como um todo, esta exercerá um papel fundamental na transformação dos processos produtivos, com uma pressão de baixo para cima (ou top-down, Figura 2), causando impactos significativos em varejistas, certificadoras, abatedouros e finalmente nas fazendas aquícolas. Todos os elos da cadeia terão que repensar seus processos produtivos e se adequar a modelos mais ‘circulares’ de produção. Um claro exemplo da percepção dos consumidores e seu efeito no campo são os ovos free-range em diversos países da Europa e aqui na Austrália. Ou seja, a maioria dos ovos comercializados nos supermercados hoje são oriundos da criação de aves soltas, ao contrário do modelo tradicional em gaiolas. Claro que tudo leva tempo, cada indústria tem seus desafios, seu tempo de amadurecimento, depende de recursos e avanços nas pesquisas. No entanto, este efeito top-down poderá trazer consequências significativas e mudar o cenário produtivo aquícola nos próximos anos. Para os amantes dos recursos marinhos e aquicultura, o FIRMA é com certeza um evento que deve ser anotado nas agendas. Maiores informações e acesso as gravações das palestras do evento deste ano em https://firmaonline.org/xifirma/. Até a próxima!

Autor: Maurício Gustavo Coelho Emerenciano - CSIRO - Austrália mauricio.emerenciano@csiro.au

*As opiniões citadas abaixo do primeiro autor são exclusivamente pessoais e não necessariamente remetem as opiniões das instituições vinculadas ao mesmo

 

Faça o download e confira o texto completo com todas as ilustrações. Clique aqui

Anterior
Próxima
Patrocínio do colunista Maurício Emerenciano
Colunista
Capa do colunista Maurício Emerenciano
Maurício Emerenciano

Maurício Emerenciano é graduado em Zootecnia (UEM), mestre em aquicultura (FURG) e doutor em Ciências pela UNAM (México). Em 2014 foi ganhador da Medalha Alfonso Caso (menção honrosa designada às melhores teses e dissertações dos Programas de Pós-Graduação da UNAM/México). Atua na aquicultura desde 2002 e como pesquisador já realizou cooperação científica em diversos centros de pesquisa como Waddell Mariculture Center (EUA), CSIRO (Austrália) e IFREMER (França). Foi consultor científico em aquicultura para o governo do Chile, do México e Polinésia Francesa (Pôle d’Inovación de Tahiti). Membro do Biofloc Technology Steering Committee (AES), voltado a ações científicas e tecnológicas referentes ao sistema BFT. Possui capítulo de livro referência mundial da tecnologia de bioflocos (Biofloc Technology - The practical guide 3rd edition). Já proferiu mais de 20 cursos e diversas palestras sobre tecnologias “mais verdes” de produção para produtores, indústria e academia no México, Brasil, Chile e Colômbia. Atualmente é professor e pesquisador da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), campus Laguna/SC, onde coordena projetos de pesquisa vinculados ao setor público e privado.

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!