Que a piscicultura brasileira está se desenvolvendo a passos largos ninguém duvida. Que os encontros de negócios, congressos e feiras são fundamentais para este desenvolvimento todos somos unanimes em concordar. Porém, acredito ter chegado a hora de juntarmos as forças no sentido da organização e fortalecimento dos eventos nacionais.
A Aquicultura brasileira hoje conta com diversos eventos importantes, que em minha modesta opinião, não podem se perder: Aquishow, IFC, Fenacam, Aquaciência, Aquanutri, Sanidade em Piscicultura entre tantos outros.
Este ano de 2022 é um ano atípico, pois a saída da pandemia fez com que todos nós saíssemos do represamento e tivéssemos forças para estar em vários lugares, as vezes até ao mesmo tempo. Creio que a sequência por vir não deve ser igual, e este ímpeto por viagens, pelos reencontros e pela busca de novas oportunidades venha a diminuir gradativamente.
Dois motivos devem ser responsáveis por esta mudança, o custo e o tempo. Durante o ano corrente pudemos perceber empresas dividindo seus orçamentos entre os eventos e sacrificando uma ou outra ação por conta disso. Por vezes ouvi “não era este o stand que queríamos, mas foi o que deu para fazer”. Técnicos, produtores, estudantes e outros representantes do setor escolhendo por um ou outro evento e assim também sacrificando sua verdadeira vontade.
Como agora sabemos disso, creio que é chegada a hora de mostrarmos maturidade setorial, de discutirmos o assunto com toda a cadeia produtiva e desta forma tomarmos a melhor decisão para a piscicultura brasileira, sem levar em consideração as particularidades regionais, os interesses que não sejam do todo e principalmente os interesses políticos que permeiam nossos eventos.
A concentração econômica é uma realidade em nossa cadeia e cuidar desta democratização dos eventos só virá a ajudar na pluralidade de nossa produção, nos dará condições de manutenção dos pequenos e de seus importantes nichos. Podemos tomar várias opções neste sentido, podemos espaçar os eventos, unificar ações, organizar o calendário de forma conjunta, encontrar sinergias existentes entre cada encontro, organizar a divisão por interesses e muito mais, ou seja, juntos somos sempre muito mais fortes e podemos conjuntamente incluir definitivamente nossos eventos no calendário da aquicultura mundial.
Autor: André Camargo - Escama Forte Consultoria Botucatu, SP - andre@escamaforte.com.br
Faça o download e confira o texto completo com todas as ilustrações. Clique aqui
– Zootecnista
– Pós-graduado em Gestão Agro-industrial pela UFLA.
– Mestre em Aquicultura pelo Caunesp.
– Sócio fundador da Escama Forte.
Atualidades e Tendências da Aquicultura
Extensão Rural e assistência técnica aquícola
Preencha todos os campos obrigatórios.
No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.
Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.
Preencha todos os campos obrigatórios.
Preencha todos os campos obrigatórios.
Você será redirecionado em alguns segundos!