Atualmente é possível encontrar diversas opções de materiais, formatos e tamanhos de tanques para cultivo de organismos aquáticos. Em um RAS a dimensão e o formato definirão diretamente o custo de instalação e operação. O objetivo é otimizar a área produtiva e ter o sistema que demande a menor manutenção possível.
No geral, tanques circulares são excelentes, melhoram a uniformidade do ambiente de cultivo, permitem diversas possibilidades de velocidades estacionais para melhorar o estado de saúde e condição, rápida concentração e remoção de sólidos precipitáveis.
Para sistemas de engorda, de forma geral, o melhor é utilizar menor quantidade de tanques maiores. Isso reduzirá o tamanho da área requerida, o custo de instalações hidráulicas, a quantidade de sensores de qualidade de água, alimentadores e mão de obra. Tanques menores são recomendados para larviculturas, sistemas de pesquisa e outras necessidades específicas. A relação entre o diâmetro e a profundidade em sistemas comerciais pode variar bastante, de 3:1 até 10:1, isso vai depender da área disponível, especificações do terreno, espécie, estrutura disponível, entre outras coisas.
Quanto a entrada de água nesses sistemas maiores, o uso de injetores horizontais e verticais ao longo de toda a coluna de água permitem uma mistura e velocidades de água mais uniformes e boa eficiência na remoção de sólidos. Manter um fluxo rotativo facilita a sedimentação das partículas sólidas e também a homogeneização do ambiente.
Quanto a saída de água, em densidades de estocagem elevadas o ideal é a utilização de sistema de dreno duplo nos tanques. Trata-se de uma pré-etapa de filtragem, utilizando uma saída no centro e outra posicionada na coluna de água, por onde passa a maior parte do fluxo de saída. Esse método é comum em sistemas comerciais e facilita a remoção dos sólidos sedimentáveis do sistema diretamente do fundo do tanque. A passagem dessas partículas por sistemas de bombeamento iria quebrá-las em unidades menores, ainda mais difíceis de remover do sistema.
Marcelo Shei é Biólogo Marinho, Doutor em Aquicultura pela FURG. Fundador da Altamar Equipamentos Aquáticos, empresa que atua na distribuição e desenvolvimento de equipamentos para bombeamento, filtração, desinfecção de água para Aquicultura. Em campo, possui experiência em larvicultura de organismos aquáticos, principalmente peixes marinhos, organismos-alimento e espécies ornamentais.
Atualidades e Tendências da Aquicultura
Extensão Rural e assistência técnica aquícola
Preencha todos os campos obrigatórios.
No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.
Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.
Preencha todos os campos obrigatórios.
Preencha todos os campos obrigatórios.
Você será redirecionado em alguns segundos!