Colunas
Visão Aquícola
12 de Outubro de 2022 Giovanni Lemos de Mello
A piscicultura de água doce mais tecnificada do mundo

 

 

 

Admiro demais este País e foi uma grata satisfação quando me dei conta de que ele possui a piscicultura continental com maior tecnologia do Planeta!

Não sei se vocês têm ideia de qual País estou me referindo...

Durante a última Fenacam (2021), tive a oportunidade de Moderar a Mesa Redonda intitulada “Gargalos e soluções para o desenvolvimento da aquicultura nacional”. Durante a fala de um dos participantes, o grande Francisco Medeiros, Presidente Executivo da Peixe BR, eis que Medeiros afirma que o Brasil tem a piscicultura de água doce mais tecnificada em termos mundiais!

E não é que tem mesmo? Eu nunca tinha parado para refletir sobre isto..., mas chegamos lá!

E como este cenário é diferente de quando eu entrei no primeiro curso de graduação em Engenharia de Aquicultura do Brasil... abril de 1999 na UFSC, em Florianópolis... Naquela época, éramos o País da carcinicultura marinha e o volume de produção da piscicultura nacional soava bastante tímido.

 

 

 

 

Passados 23 anos... chegamos lá!

Projetos maiores que finalmente estão na água, ganho de escala, necessidade de tecnificar e automatizar processos (questão de sobrevivência!). Hoje temos uma tilapicultura nacional que nos enche de orgulho.

Não é pouco produzir mais de 500 mil toneladas de uma única espécie, por ano. Aliás, poucos países produzem mais do que meio milhão de toneladas anuais de uma única espécie aquícola... é só pesquisar e conferir. O novo SOFIA da FAO está à disposição para quem tiver interesse em conferir esta informação.

Estes números já colocam o Brasil entre os 4 maiores produtores mundiais de tilápia e a tendência nos mostra que, em breve, alcançaremos o topo desta lista.

E o mais bacana, temos uma produção com alta tecnologia! Soluções inspiradas na salmonicultura do Chile, equipamentos importados, soluções nacionais sendo desenvolvidas, genética, nutrição e sanidade avançando a passos largos.

Rações comercializadas não mais em sacos de 25 ou 30 kg, mas sim a granel. Rações como veículo de vários aditivos e produtos diversos para melhorar o desempenho dos animais!

Silos, alimentadores automáticos, classificadores, vacinadores, máquinas de despesca. Medições de oxigênio dissolvido e temperatura em tempo real e você acompanha tudo pelo celular! Acionamento automático de aeradores! Mas isto é Engenharia de Aquicultura ou Engenharia Mecânica?

Isto é produção de alimento, de proteína aquática da melhor qualidade, isto é Brasil!

Onde você pode conferir in locu tudo isto efervescendo? Basta visitar os dois principais polos da piscicultura brasileira: o Noroeste Paulista, cujo principal sistema de produção é o intensivo em tanques-rede; e o Oeste do Paraná e seus pequenos e produtivos viveiros de terra.

 

Faça o download e confira o texto completo com todas as ilustrações. Clique aqui

 

 

Anterior
Colunista
Capa do colunista Giovanni Lemos de Mello
Giovanni Lemos de Mello

Graduado na primeira turma do Brasil de Engenharia de Aquicultura, pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2003), possui Mestrado (2007) e Doutorado (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Aquicultura da UFSC. A partir de 2002 atuou como consultor técnico em diversas fazendas de cultivo de camarão marinho de SC. Em 2006 fundou a empresa AQUACONSULT – Projetos e Serviços em Aquicultura e Meio Ambiente, sendo homenageado pelo Presidente do CREA-SC como a primeira empresa de aquicultura filiada ao órgão, no Estado. Atualmente é Professor Adjunto II do curso de Engenharia de Pesca da Universidade do Estado de Santa Catarina, campus Laguna, secretário de relações internacionais da Peixe BR e editor-chefe da Revista Aquaculture Brasil.

Categorias
Charges
Capa QUALIDADE DE ÁGUA
QUALIDADE DE ÁGUA
Charge Edição nº 26 Publicado em 06/11/2022
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!