Colunas
Recirculating Aquaculture Systems
01 de Agosto de 2018 Marcelo Shei
Bead Filters na Aquicultura?

 

 

Aproveitando a estação do ano, vamos abordar o .uso de aquecedores em sistemas de aquicultura. Dentre as opções disponíveis para o aquecimento da água, tenho priorizado a utilização das bombas de calor. A grande vantagem desses equipamentos é que a grande quantidade de energia de baixa temperatura disponível no ambiente é transferida para um meio de menor superfície com alta temperatura.

O aumento da concentração de partículas sólidas e de compostos nitrogenados são os principais fatores que levam a trocas de água em sistemas de aquicultura. Para sistemas de menor capacidade, o uso dos Bead Filters (BF) são uma ótima opção para filtração mecânica e biológica combinada e diminuição da necessidade de trocas de água.

Esse filtro é construído em uma câmara que utiliza mídias flutuantes, capazes de realizar a retenção de sólidos de forma similar aos filtros de areia (FA). Nele, as partículas sólidas são capturadas a medida que a água atravessa a coluna filtrante de forma ascendente. Simultaneamente, a superfície contida nessas mídias serve como substrato para crescimento de biofilme e filtração biológica.

 

 

 

 

Como filtro de sólidos, apesar de possuirem o mesmo princípio de funcionamento dos FA, não geram os mesmos problemas existentes nesses. A diferença está principalmente na eficiência da retrolavagem. Nos FA, quando os grãos são envolvidos pelo biofilme, eles acabam se aderindo fortemente uns aos outros. Essa adesão é forte o suficiente para que a pressão de bombeamento não seja capaz de suspender toda a coluna de areia durante a retrolavagem, deixando-a compactada e com pouca capacidade de filtração. Nos BF, mesmo com a formação do biofilme, a coluna filtrante é facilmente agitada. Alguns modelos drenam a água concentrada de sólidos, um processo que utiliza muito menos água, pois a necessidade de enxágue se torna muito menor.

Como filtros biológicos, BF são classificados como reatores de filme fixos, pois o envolvimento de toda mídia filtrante pelo biofilme permite extrair nutrientes da água durante a passagem através do filtro. Dessa forma, a capacidade de remoção de nitrogenados por um BF está relacionada diretamente a superfície total disponibilizada pelas mídias filtrantes. Equipamentos maiores são capazes de remover até 1.000g amônia/ dia.

Essas características tornam os BF uma ótima opção para sistemas experimentais, manutenção de reprodutores, incubação de ovos, larvicultura, aquaponia, aquários públicos e lagos ornamentais. A Altamar possui uma linha própria de Bead Filters capaz de atender vazões entre 4 e 50 m3 /h.

 

Faça o download e confira o texto completo com todas as ilustrações. Clique aqui

 

 

Anterior
Próxima
Patrocínio do colunista Marcelo Shei
Colunista
Capa do colunista Marcelo Shei
Marcelo Shei

Marcelo Shei é Biólogo Marinho, Doutor em Aquicultura pela FURG. Fundador da Altamar Equipamentos Aquáticos, empresa que atua na distribuição e desenvolvimento de equipamentos para bombeamento, filtração, desinfecção de água para Aquicultura. Em campo, possui experiência em larvicultura de organismos aquáticos, principalmente peixes marinhos, organismos-alimento e espécies ornamentais.

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!