Colunas
Genética
01 de Agosto de 2018 Rodolfo Luís Petersen
Melhoramento Genético: o sonho de Maradona

 

 

Não é fácil iniciar uma série de colunas sobre melhoramento genético. Trata-se de uma disciplina que para conseguir entendê-la precisamos ter claro alguns conceitos, entre eles, por exemplo, as leis de Mendel. Todos sabemos das dificuldades para seu entendimento. Sem querer julgar, a maioria dos técnicos ligados a aquicultura não conhecem o conceito de GENE, mesmo falando de melhoramento genético, muito menos de alelo e de segregação mendeliana. Na sequência precisamos ter boas noções de estatística e genética quantitativa. E para finalizar, mas não menos importante, precisamos conhecer a biologia e o comportamento do animal que desejamos melhorar. Numa bela oportunidade, conversando com o Dr. Maurício Alencar, meu professor e orientador de genética quantitativa, uns dos idealizadores do programa de desenvolvimento da raça bovina Canchim da Embrapa, frente a uma série de perguntas o “monstro” me responde:

“Rodolfo, Ninguém faz melhoramento de um animal que não conhece”.

O intuito desta nova série, e apesar de já ter lido ótimas notas em revistas do setor, é rever alguns conceitos básicos e tentar colocá-los em uma linguagem coloquial para o entendimento de alunos, técnicos e profissionais da aquicultura. A continuação, iremos aprofundando o tema para chegar com uma sequência lógica e temas mais específicos.

Para começar, existe um dito famoso: TAMANHO NÃO É DOCUMENTO.

 

 

 

 

O que isso significa? já escutei milhões de vezes de aquicultores participando de uma despesca, em uma transferência ou em qualquer manejo habitual, ao observar um indivíduo avantajado em peso e comprimento, comentar a possibilidade de produzir um reprodutor com aquele exemplar, achando que o mesmo é adequado para tal, mesmo sem ter a mínima noção do histórico do animal. Primeiramente, algo que temos que ter bem claro é que o que nós observamos, o fenótipo, é a relação entre o genótipo e o ambiente que o indivíduo foi cultivado desde seu nascimento até o momento em que se está observando, e em alguns casos, já existe um efeito materno antes do mesmo ter nascido. Parece fácil entender este conceito, mas não é. O grande objetivo de um melhorista no seu programa é estimar que proporção do fenótipo é devido a ação dos genes e que proporção é devido a ação do ambiente, para selecionar ou cruzar os que realmente são superiores geneticamente.

Para complicar a situação, existe uma variabilidade ambiental bastante reconhecida nos cultivos aquícolas: diferentes estuários, salinidades, temperaturas, sistemas de cultivo, etc, etc...

Para finalizar, sabem qual é o sonho de Maradona?

Produzir uma linhagem de crescimento rápido e resistente à doenças.

 

 

 

 

Faça o download e confira o texto completo com todas as ilustrações. Clique aqui

Anterior
Próxima
Colunista
Capa do colunista Rodolfo Luís Petersen
Rodolfo Luís Petersen

Zoólogo, Mestre em Aquicultura pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutor em Genética e Evolução pela Universidade Federal de São Carlos (SP). Pesquisador e Gerente do Setor de Maturação do Laboratório de Camarões Marinhos (UFSC) desde 1990 até o ano 2001. Em 2003 trabalhou no Departamento de Genética da AQUATEC e desde janeiro de 2004 até dezembro de 2006 foi Gerente de Produção e Diretor Técnico do Laboratório Estaleirinho (Balneário Camboriú/SC). Como professor da UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina), trabalhou em genética de peixes em parceria com a Piscicultura Panamá (Paulo Lopes/SC), entre 2006 e 2009. Atualmente trabalha como professor e pesquisador no curso de Engenharia de Aquicultura de Centro do Estudo do Mar (CEM/UFPR) e coordena o GECEMar (Laboratório de Biologia Molecular e Melhoramento de Organismos Aquáticos) da Instituição.

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!