Colunas
Green Technologies
01 de Junho de 2018 Maurício Emerenciano
Vietshrimp International Fair 2018

 

 

Que evento! A coluna Green Technologies desta edição traz as principais novidades que ocorreram nos dias 27, 28 e 29 de abril na cidade de Bac Lieu, no sul do Vietnam: Vietshrimp International Fair 2018. Vale ressaltar que o sul do Vietnã esta investindo fortemente na intensificação dos cultivos com o Litopenaeus vannamei, ao contrário do restante do país que adota sistemas mais extensivos com a exploração do Penaeus monodon (ou camarão tigre).

No evento foram apresentadas diversas soluções tecnológicas para os cultivos mais intensivos, geralmente com densidades de estocagem acima dos 150-200 camarões/m2 . O sistema bioflocos (e suas mais diversas variações e nomenclaturas) certamente foi o destaque do evento. Foi incrível ver como este modelo de produção caiu no gosto dos produtores vietnamitas. Neste sentido sistemas de monitoramento real-time, aplicativos de gestão, novos sistemas de bombeamento e de aeração, diferentes modelos de coberturas, além de diversos insumos para melhorar a qualidade de água foram os itens que mais me chamaram a atenção no evento.

 

 

 

 

Paralelo a Feira ocorreram diversas palestras com conferencistas nacionais e internacionais. Destaque para os temas de nutrição e diversos aditivos utilizados nas rações visando enfrentar situações de estresse aos animais. Além disso, foram mostrados resultados interessantes no cultivo intercalado de camarões e tilápias. Ao invés de deixar os viveiros vazios na época das chuvas, a engorda de tilápias em ambiente com moderada salinidade parece ser uma alternativa resultando em um produto diferenciado com resultados zootécnicos bem promissores. Este produto tem sido cobiçado por países do Oriente Médio com preços bem convidativos. Um outro tema abordado foi o cultivo de arroz integrado com camarões marinhos (ou rizicarcinicultura). A meta para os próximos cinco anos é saltar das atuais 50-60 mil toneladas anuais para mais de (pasmem) 120 mil toneladas! Para tal, fortes investimentos têm sido feitos em CT&I em conjunto com Centros de Pesquisas e Universidades.

A Vietshrimp International Fair 2018 foi só um exemplo de como os países asiáticos estão se preparando para o futuro. Muitas multinacionais de nutrição e genética estão investindo pesado naquele país.Certamente ainda é só o começo e ainda ouviremos muitas histórias desse gigante da aquicultura mundial!

 

 

 

 

Faça o download e confira o texto completo com todas as ilustrações. Clique aqui

Anterior
Próxima
Patrocínio do colunista Maurício Emerenciano
Colunista
Capa do colunista Maurício Emerenciano
Maurício Emerenciano

Maurício Emerenciano é graduado em Zootecnia (UEM), mestre em aquicultura (FURG) e doutor em Ciências pela UNAM (México). Em 2014 foi ganhador da Medalha Alfonso Caso (menção honrosa designada às melhores teses e dissertações dos Programas de Pós-Graduação da UNAM/México). Atua na aquicultura desde 2002 e como pesquisador já realizou cooperação científica em diversos centros de pesquisa como Waddell Mariculture Center (EUA), CSIRO (Austrália) e IFREMER (França). Foi consultor científico em aquicultura para o governo do Chile, do México e Polinésia Francesa (Pôle d’Inovación de Tahiti). Membro do Biofloc Technology Steering Committee (AES), voltado a ações científicas e tecnológicas referentes ao sistema BFT. Possui capítulo de livro referência mundial da tecnologia de bioflocos (Biofloc Technology - The practical guide 3rd edition). Já proferiu mais de 20 cursos e diversas palestras sobre tecnologias “mais verdes” de produção para produtores, indústria e academia no México, Brasil, Chile e Colômbia. Atualmente é professor e pesquisador da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), campus Laguna/SC, onde coordena projetos de pesquisa vinculados ao setor público e privado.

Categorias
Charges
Capa quando o cão pastor é de um produtor de peixes
quando o cão pastor é de um produtor de peixes
Charge Edição nº 22 Publicado em 28/07/2021
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!