Colunas
Green Technologies
01 de Abril de 2018 Maurício Emerenciano
Aquaponia: uma breve história

 

 

Mas afinal, como surgiu a Aquaponia? Qual foi a inspiração e motivação para este método peculiar de produção integrada? A coluna desta edição da Aquaculture Brasil irá refletir um pouco sobre os passos e caminhos históricos e tecnológicos da Aquaponia no mundo.

Muito antes do termo “aquaponia” ser conhecido e popularizado os povos mesoamericanos já a praticavam. Devido a abundância de água nos altiplanos mexicanos por volta de 1000 a.C., os Aztecas utilizavam lagos como meio de cultivo para produzir plantas terrestres (Figura 1). Eles construíram jangadas com material flutuante, oriundo principalmente de gramíneas diversas como o junco, cobriram com terra dragada do fundo do lago e plantaram suas hortaliças. As plantas cresciam nessas ilhas flutuantes à medida que suas raízes se expandiam e alcançavam a água. Fantástico não?

 

 

 

 

O mesmo parecia ocorrer também em algumas regiões da América do Sul, como região de lagos na Bolívia, Colômbia, Peru e Amazônia brasileira. Os tempos passaram e a necessidade de encontrar métodos para diminuir a dependência de terra, da água e minimizar o descarte de efluentes no meio natural, impulsionaram estudos que originaram os atuais sistemas aquapônicos. O pioneirismo para escala comercial é atribuído aos pesquisadores da Universidade das Ilhas Virgens Americanas, em especial ao Dr. James Rakocy, que em 1970 já testavam plantas como filtros naturais para os efluentes da piscicultura. Até hoje o colega e amigo Dr. Rakocy (Figura 2) é referência no assunto. Outro centro que fez parte da história é o New Alchemy Institute, localizado em Massachusetts nos EUA, que impulsionou iniciativas comerciais como a Bioshelters, localizada no mesmo estado americano. Já para pequena escala ou hobby dois grandes difusores foram os australianos Joel Malcom e Murray Hallam. Ambos possuem diversas publicações sobre o tema e possuem sites especializados na internet com vendas de sistemas e insumos para aquaponia. Nas próximas colunas iremos refletir quais foram os passos da Aquaponia em terras canarinhas.

Até breve!

 

 

 

 

Faça o download e confira o texto completo com todas as ilustrações. Clique aqui

 

Anterior
Próxima
Patrocínio do colunista Maurício Emerenciano
Colunista
Capa do colunista Maurício Emerenciano
Maurício Emerenciano

Maurício Emerenciano é graduado em Zootecnia (UEM), mestre em aquicultura (FURG) e doutor em Ciências pela UNAM (México). Em 2014 foi ganhador da Medalha Alfonso Caso (menção honrosa designada às melhores teses e dissertações dos Programas de Pós-Graduação da UNAM/México). Atua na aquicultura desde 2002 e como pesquisador já realizou cooperação científica em diversos centros de pesquisa como Waddell Mariculture Center (EUA), CSIRO (Austrália) e IFREMER (França). Foi consultor científico em aquicultura para o governo do Chile, do México e Polinésia Francesa (Pôle d’Inovación de Tahiti). Membro do Biofloc Technology Steering Committee (AES), voltado a ações científicas e tecnológicas referentes ao sistema BFT. Possui capítulo de livro referência mundial da tecnologia de bioflocos (Biofloc Technology - The practical guide 3rd edition). Já proferiu mais de 20 cursos e diversas palestras sobre tecnologias “mais verdes” de produção para produtores, indústria e academia no México, Brasil, Chile e Colômbia. Atualmente é professor e pesquisador da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), campus Laguna/SC, onde coordena projetos de pesquisa vinculados ao setor público e privado.

Categorias
Charges
Capa quando o cão pastor é de um produtor de peixes
quando o cão pastor é de um produtor de peixes
Charge Edição nº 22 Publicado em 28/07/2021
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!