No início dos anos dois mil, na região noroeste do estado de São Paulo, nasciam frigoríficos especializados em atender uma demanda até então inédita para o Brasil, o filé de tilápia fresco para o mercado dos Estados Unidos.
Naquele momento, enquanto o setor não tinha ideia de tudo o que precisava fazer para atender ao novo padrão, as dificuldades e o consequente aprendizado foram muito grandes.
Frigoríficos cadastrados para exportação eram poucos, a logística do filé fresco era algo que tirava o sono, a padronização dos peixes produzidos era quase impossível, mas a perseverança de nossos visionários empresários fez com que a exportação se tornasse realidade.
Por consequência de questões cambiais, na metade da década de 2000 os volumes exportados foram diminuindo e a necessidade de escoamento da produção fez com que, com a ajuda dos grandes varejistas brasileiros, fosse criado o novo mercado interno para filé de tilápia fresco. Hoje este mercado no Brasil é uma realidade e participa significativamente dos volumes comercializados no País.
Com todo este aprendizado a indústria da tilápia brasileira cresceu pautada neste modelo durante as duas últimas décadas e aos poucos se solidificou levando o Brasil a ser o quarto maior produtor mundial da espécie.
Chegada a nova realidade política do Brasil e a pandemia, nossa moeda desvalorizou significativamente e foram criando cenários favoráveis ao retorno das exportações. Como consequência, 2021 teve o maior crescimento brasileiro no mercado americano e os reflexos no setor produtivo foram visíveis.
O aumento de competitividade, o aperto nos custos de produção, os problemas sanitários e a melhoria nos controles de qualidade trouxeram ao nosso setor um amadurecimento importante, fazendo com que nossa, agora sim INDÚSTRIA, ganhasse musculatura e estivesse mais pronta do que nunca para figurar entre os mais importantes fornecedores de tilápia para o mundo.
Que venham os novos desafios e os novos mercados, pois estando prontos para o mercado americano, estaremos aptos a qualquer mercado exigente ao redor do mundo.
Faça o download e confira o texto completo com todas as ilustrações. Clique aqui
– Zootecnista
– Pós-graduado em Gestão Agro-industrial pela UFLA.
– Mestre em Aquicultura pelo Caunesp.
– Sócio fundador da Escama Forte.
Atualidades e Tendências da Aquicultura
Extensão Rural e assistência técnica aquícola
Preencha todos os campos obrigatórios.
No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.
Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.
Preencha todos os campos obrigatórios.
Preencha todos os campos obrigatórios.
Você será redirecionado em alguns segundos!