Colunas
Atualidades da Carcinicultura
16 de Novembro de 2021 Diego Maia Rocha
É preciso efetivamente participar mais!

Não basta apenas a presença em grupos de whastapp para fortalecer a carcinicultura, é preciso efetivamente participar mais.

 

 

 

 

A maior probabilidade de participação, comunicação e aproximação que envolva os atores da nossa indústria, atualmente é o whatsapp, o que é algo positivo, porém não é o suficiente, é preciso participar mais e de outras formas. A ideia desse artigo é sinalizar alguns cases de demandas atendidas, seja na perspectiva micro ou macro, mas que sem a participação e envolvimento do produtor se perdem ao longo do tempo.

Case I

Quando o vírus da mancha branca chegou no Nordeste entre 2010 e 2011, alguns anos depois tudo que se desejava era um laboratório de referência para análises virais, não apenas para este, como para outros vírus, e que esse fosse de idoneidade incontestada, sem relação com laboratório de pós-larvas. Em 2016 uma empresa multinacional e com expertise no ramo se instala no Brasil, apenas 3 anos depois, essa empresa encerra suas atividades por falta de procura. Atualmente não há laboratórios com esse know how no Brasil.

Case II

Um dos grandes problemas da comercialização de camarão fresco é a falta de referências de preços ao longo do ano de fontes seguras. Há quase um ano, um app foi lançado para que os produtores de todos os estados, informassem de forma clara, o preço praticado de venda, assim se teria uma referência vinda diretamente de produtores. Mas o que se percebe, mais uma vez é que a participação poderia ser maior por parte dos produtores.

 

 

 

 

Case III

Em abril de 2020, foi concedida para aqueles que tiveram interesse a liberação de reprodutores SPF dos EUA, que era uma demanda antiga. Atualmente, quase um ano e meio depois, o que se percebe é que ainda não existe uma isonomia por parte da indústria na importação desses animais. Possivelmente nos próximos 6 meses, esse assunto ainda estará em aberto e corre o risco de virar só mais um, que por falta de diálogo e participação direta dos produtores sucumbirá ao esquecimento.

Todos os anos haverá oportunidades e desafios para todos aqueles que trabalham na carcinicultura, nas mais diversas frentes possíveis, todos querem participar com suas opiniões e contribuições. Mas é preciso reunir, efetivar e concretizar essas contribuições, se não corremos sempre o risco de ter demandas atendidas, e, ao mesmo tempo perdidas por falta de participação.

A carcinicultura cresce, a visibilidade volta a ser maior, os desafios são os mesmos ou até maiores, e nesse novo momento a participação de todos é fundamental.

Faça o download e confira o texto completo com todas as ilustrações. Clique aqui

 

 

Anterior
Próxima

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!