Colunas
Green Technologies
01 de Agosto de 2018 Maurício Emerenciano
Aquaponia nas escolas: educação com alimentos saudáveis!

 

Transcender a ciência e tecnologia das Universidades e aterrissar nas escolas é o tema da coluna Green Technologies desta edição. Os sistemas considerados mais ecológicos ou “environmental friendly” como bioflocos e aquaponia são um caminho sem volta e isso não é novidade para ninguém. Mas a pergunta é: será que podemos aplicar estas tecnologias, como por exemplo a aquaponia, como instrumento de educação e ainda produzir alimentos mais saudáveis? A resposta é sim!

Não é de hoje que a Aquaponia é considerada uma revolução na forma de produzir alimentos. Esse modelo de cultivo que integra peixes, crustáceos e diferentes espécies de plantas caiu no gosto de diversas pessoas em muitos países, tanto no âmbito de hobby ou como negócio! Este modelo integrado, que aproveita nutrientes oriundos dos efluentes dos peixes e crustáceos para produzir diversas espécies de hortaliças, frutas, forragens e até mesmo flores, é foco de diversos programas de pesquisa e de desenvolvimento alimentar em muitos países. No Brasil o interesse vem crescendo a cada dia graças a maior quantidade de informações disponíveis nas mídias sociais, cursos ofertados, entre outros. Mas este sistema integrado pode virar ferramenta de educação e ser aplicado de maneira imediata?

 

 

 

 

A aquaponia nas escolas certamente foi um dos maiores exemplos neste sentido. Pude ver “ao vivo e a cores” e participar ativamente desta iniciativa única e que facilmente pode ser replicada. Ver as inovações técnico-científicas desenvolvidas nas Universidades aterrissarem com sucesso em escolas de ensino médio da região de Laguna-SC foi um dos maiores presentes profissionais de minha vida. Fruto de um projeto financiado pelo CNPq-VALE, as pesquisas em aquaponia iniciaram na UDESC em 2013 e o resultado, entre outros, foi a implantação de unidades demonstrativas em escolas públicas da região. Nestas unidades os professores de disciplinas tais como biologia, física e química utilizavam aquele ambiente para suas aulas práticas, sempre atrelando o conteúdo ministrado com a conscientização ambiental. Segundo relato dos professores, as crianças demonstravam cada vez mais interesse nos diversos assuntos abordados e apresentavam maior facilidade de aprendizagem. Passados vários anos, as unidades continuam em pleno funcionamento e o melhor: expandindo! Bacana não é mesmo? Certamente muitas belas histórias ainda virão.

 

Faça o download e confira o texto completo com todas as ilustrações. Clique aqui

 

Anterior
Próxima
Patrocínio do colunista Maurício Emerenciano
Colunista
Capa do colunista Maurício Emerenciano
Maurício Emerenciano

Maurício Emerenciano é graduado em Zootecnia (UEM), mestre em aquicultura (FURG) e doutor em Ciências pela UNAM (México). Em 2014 foi ganhador da Medalha Alfonso Caso (menção honrosa designada às melhores teses e dissertações dos Programas de Pós-Graduação da UNAM/México). Atua na aquicultura desde 2002 e como pesquisador já realizou cooperação científica em diversos centros de pesquisa como Waddell Mariculture Center (EUA), CSIRO (Austrália) e IFREMER (França). Foi consultor científico em aquicultura para o governo do Chile, do México e Polinésia Francesa (Pôle d’Inovación de Tahiti). Membro do Biofloc Technology Steering Committee (AES), voltado a ações científicas e tecnológicas referentes ao sistema BFT. Possui capítulo de livro referência mundial da tecnologia de bioflocos (Biofloc Technology - The practical guide 3rd edition). Já proferiu mais de 20 cursos e diversas palestras sobre tecnologias “mais verdes” de produção para produtores, indústria e academia no México, Brasil, Chile e Colômbia. Atualmente é professor e pesquisador da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), campus Laguna/SC, onde coordena projetos de pesquisa vinculados ao setor público e privado.

Categorias
Charges
Capa quando o cão pastor é de um produtor de peixes
quando o cão pastor é de um produtor de peixes
Charge Edição nº 22 Publicado em 28/07/2021
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!