Colunas
Empreendedorismo Aquícola
04 de Junho de 2021 André Camargo
As joias que nadam

O Brasil é o segundo maior mercado para peixes ornamentais do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. A Paixão dos brasileiros pelos aquários, lagos e seus peixes coloridos faz com que exista internamente uma produção importante e que a cada dia se profissionaliza e faz com que seus negócios se estruturem.

Uma fatia muito importante deste mercado no Brasil é o das carpas “Nishikigoi” ou kois, que nada mais são que as carpas coloridas que enfeitam os lagos e jardins por todo o planeta. Podemos dizer que o significado destes animais foi o grande responsável pelo sucesso dos nishikigois no Brasil. O Brasil possui a maior colônia japonesa fora do Japão e pelo fato das carpas significarem sucesso na milenar cultura oriental, elas naturalmente se espalharam por todo o país.

 

 

Hoje podemos dizer que o Brasil possui excelente qualidade de kois em relação a outros produtores mundiais como Japão, Israel e Holanda por exemplo. Nossos produtores, antes desorganizados, passaram aos poucos a fazer uso de tecnologia e aos poucos nos preparam para sermos exportadores de kois para os mercados mais exigentes. Pesquisa genéticas tem se intensificado no setor, levando os produtores para dentro de instituições públicas de pesquisa. 

Um exemplo da qualidade do produto brasileiro é o resultado da última exposição mundial, que historicamente era realizada no Japão, mas com a pandemia, a exposição presencial de 2020 foi cancelada e os organizadores resolveram realizar a mesma de forma virtual. Na seção virtual, vídeos e fotos transportaram os animais de todo o mundo para o maior evento mundial dos nishikigois. Com isso, criadores brasileiros que nunca antes puderam participar do evento por questões sanitárias de nosso próprio país, puderam então expor seus animais para os apaixonados de cada canto do globo. Sem pretensão alguma e com muita satisfação, tivemos um total de 12 animais premiados, nossos três criadores brasileiros trouxeram títulos de campeão mundial em várias categorias da ZNA (Zen Nippon Airinkai), entidade mais importante do nishikigoi pelo mundo.

Não é por acaso que os peixes ornamentais transitam de portas abertas na aquicultura brasileira, em 2019 estima-se que o setor movimentou mais de 1 bilhão de reais no Brasil e isso faz do nosso país, além de um mercado importante para equipamentos, rações entre outros produtos importados, um potencial exportado de peixes ornamentais de aquicultura. Vale lembrar que para peixes oriundos da pesca extrativa, o Brasil já é um player importante, principalmente por conta das espécies amazônicas como o neon e o acará disco.

Esperamos que a colorida aquicultura mundial tenha cada vez mais a participação de brasileiros.

 

Faça o download e confira o texto completo com todas as ilustrações. Clique aqui

Anterior
Próxima
Patrocínio do colunista André Camargo
Colunista
Capa do colunista André Camargo
André Camargo

– Zootecnista
– Pós-graduado em Gestão Agro-industrial pela UFLA.
– Mestre em Aquicultura pelo Caunesp.
– Sócio fundador da Escama Forte.

Categorias
Charges
Capa Aquicultura Cigana
Aquicultura Cigana
Charge Edição nº 5 Publicado em 01/05/2017
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!