Colunas
Visão Aquícola
03 de Agosto de 2020 Giovanni Lemos de Mello
Aquicultura: paixão e profissão caminhando juntas!

Ilustríssimo leitor, espero que você compreenda que, algumas vezes, seções como esta têm que prestar um papel mais reflexivo e menos “informativo”. Quem sabe uma “autoajuda”, ou qualquer outro adjetivo que você queira dar, quando o assunto não é aquicultura propriamente dita, como aeradores, bombas, ou algum novo aditivo para alimentação de peixes.

Esses dias, um professor que tenho grande admiração falou para mim “- Pois é, tenho que começar a pensar nessa coisa de ganhar dinheiro... estive sempre focado na carreira acadêmica, na universidade, na estabilidade do emprego público, mas os tempos mudaram e preciso repensar isto”...

“Essa coisa de ganhar dinheiro”... fiquei por semanas com isso na cabeça...

Sentamos, tomamos um café e argumentei um pouco sobre o que é o empreendedorismo... aliás, se você tem alguma dúvida de que empreender não é uma questão de dinheiro, indico assistir ao Day 1 do Nizan Guanaes... basta digitar no Youtube: “Day 1 – Eu ganhei muita coisa perdendo – Nizan Guanaes, Grupo ABC”.

 

 

Eu já havia dito para uma professora que admiro bastante, e que tem uma visão política completamente antagônica a minha, que ela era a maior empreendedora do campus da universidade onde trabalhamos... empreender é criar oportunidades para pessoas, ajudar o próximo, encurtar as distâncias, inovar oferecendo serviços, produtos, facilitando processos. É pensar fora da caixa, fazer surgir o novo!

Lamentavelmente os termos “empreendedorismo”, “empresas”, “empresários” não soam muito bem para algumas pessoas, principalmente aquelas que acreditam que o dinheiro público nasce em árvores, mas eu creio que é tudo questão de conversar e discutir os diferentes pontos de vista.

Voltando à frase que me deixou perplexo, mas sei que é um pensamento corriqueiro no País, “essa história de ganhar dinheiro”, versus uma outra história, “a história da estabilidade dos concursos públicos”.

Engraçado que as pessoas que têm perfil empreendedor e que apostam suas fichas em abrir negócios, são consideradas “dinheiristas”... algo muito controverso!

Na maioria das vezes, as ideias colocadas em prática pelos empreendedores dão errado e muito dinheiro se perde. Aliás, não tem quem perca mais dinheiro tentando inovar ou montar um novo negócio do que os empreendedores.

E se eu fizesse uma provocação? Dinheirista é aquele que estuda anos para passar num concurso público e depois “ficar de boa”, recebendo uma remuneração mensal (dinheiro!), garantido por toda a vida (até a aposentadoria!!), independente da sua produtividade. Independente de o seu trabalho valer a remuneração que recebe! Calma amigo leitor. Voltemos ao início da frase. É apenas uma provocação.

Existe até o termo “concurseiros”. Muitos não estão nem aí para qual será seu cargo ou função. Ficam aguardando abrir os editais de concursos públicos. Não fazem ideia de como será o trabalho, a cadeira que vão ocupar por 30 ou 40 anos. E no final das contas, não gostam do cargo para o qual “passaram”.

É uma busca frenética e cega pela estabilidade, pela remuneração (dinheiro!)... Em troca, você passa a vida inteira num local que talvez não seria ideal para você! Você poderia ter chegado mais longe!!

Já ouvi esta frase centenas de vezes... “vou passar num concurso para ficar tranquilo”... Já ouvi também “Ah Giovanni, eu não sou igual a você que gosta dessa coisa de trabalhar no sábado”...

Os empreendedores, como dezenas que eu poderia citar e que fazem a aquicultura brasileira acontecer de verdade, querem produzir peixes, camarões, moluscos, algas, alimentos! Num país onde a maior parte das empresas fecha nos primeiros dois anos de existência, como achar fácil ou vantajosa “essa coisa de ganhar dinheiro”?

Que fique claro que este não é um texto para falar de ideologias e óbvio, também não é para generalizar, nem criticar ninguém!

Existem milhares de servidores públicos que dedicam sua vida ao seu trabalho... eu conheci dezenas que me inspiraram demais em minha formação profissional, como meus professores, meus grandes mestres da UFSC, por exemplo. Vidas dedicadas a aquicultura e que já inspiraram centenas de profissionais egressos espalhados pelo Brasil e no exterior.

Este texto não é uma crítica ao servidor público, aliás, eu também sou servidor público, ora bolas!

O objetivo é uma reflexão. Tentar demonstrar que as pessoas devem lutar pela sua felicidade. Trabalhar a vida inteira num local onde você não é feliz, apenas para garantir um salário que você depois vai gastar integralmente com várias despesas mensais (algumas supérfluas), entre elas, estimulantes para ficar disposto durante o dia e ansiolíticos para relaxar e conseguir dormir a noite.

A aquicultura é muito mais que isso!

 

Faça o download e confira o texto completo com todas as ilustrações. Clique aqui

 

Anterior
Próxima
Colunista
Capa do colunista Giovanni Lemos de Mello
Giovanni Lemos de Mello

Graduado na primeira turma do Brasil de Engenharia de Aquicultura, pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2003), possui Mestrado (2007) e Doutorado (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Aquicultura da UFSC. A partir de 2002 atuou como consultor técnico em diversas fazendas de cultivo de camarão marinho de SC. Em 2006 fundou a empresa AQUACONSULT – Projetos e Serviços em Aquicultura e Meio Ambiente, sendo homenageado pelo Presidente do CREA-SC como a primeira empresa de aquicultura filiada ao órgão, no Estado. Atualmente é Professor Adjunto II do curso de Engenharia de Pesca da Universidade do Estado de Santa Catarina, campus Laguna, secretário de relações internacionais da Peixe BR e editor-chefe da Revista Aquaculture Brasil.

Categorias
Charges
Capa quando o cão pastor é de um produtor de peixes
quando o cão pastor é de um produtor de peixes
Charge Edição nº 22 Publicado em 28/07/2021
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!