Colunas
Tecnologia do Pescado
01 de Fevereiro de 2018 Alex Augusto Gonçalves
Inovações tecnológicas? Sistema de Embalagem MultiFresh™

Atualmente os consumidores estão se preocupando cada vez mais com sua saúde, e assim tendem a adquirir produtos orgânicos, pescado cultivado de forma sustentável, pratos preparados com ingredientes naturais, dentre outros. Aliado a isso e a necessidade de embalar esses alimentos de forma atraente e que possam ser preservados pelo maior tempo possível, os fabricantes de alimentos e o setor de varejo intensificaram o uso de novas embalagens.

Neste contexto, surgiu a embalagem “skin” à vácuo (MultiFresh™), com apresentação atrativa e máxima durabilidade. Essa embalagem assemelha-se a uma pele (“skin”) sobre o alimento onde o produto é selado sobre uma película inferior estável ou uma bandeja pré-moldada com uma película (“skin”) especial.

Durante a embalagem, a folha superior do recipiente é colocada sem tensão em torno do produto como uma segunda pele, de modo a não perder o formato original ou sua disposição, mantendo dessa forma sua aparência natural. Com este processo, mesmo produtos com componentes rígidos ou cortantes (ossos, espinhas exoesqueleto, ou conchas), podem ser embalados com segurança. Além disso, o vácuo também prolongará a durabilidade do produto.

 

 

Uma vez que as folhas superiores são soldadas em toda a sua superfície com a folha inferior ou com a bandeja, o produto é impedido de perder a suculência. O alimento é fixado firmemente na base da bandeja e, portanto, não se desliza (pode ser apresentado no ponto de venda na vertical [pendurado] ou horizontalmente). No caso de produtos congelados, os filmes à vácuo também os protegerão, de forma confiável, contra as queimaduras pelo frio durante o armazenamento em freezer. 

Para a fabricação dessas embalagens são utilizadas máquinas MULTIVAC especialmente desenvolvidas para o processo, assim como materiais inovadores, e graças à combinação perfeita entre máquina e material o resultado são embalagens “skin” a vácuo atrativas e de elevada qualidade. 

As embalagens MultiFresh™ são especialmente adequadas para produtos de elevada qualidade, como carnes, aves, pescado, refeições prontas, queijos e massas. Os produtos com tendência para liberar líquidos também podem ser embalados com MultiFresh™, assim como alimentos com uma data de validade mais exigente. 

A variedade de filmes MultiFresh™ oferece soluções para um amplo espectro de aplicações tais como:

Filmes MultiFresh™ com função de pele rígida são usados para embalar produtos dos quais o líquido pode escapar e onde o produto e a qualidade da embalagem são reduzidos por lixiviação líquida, como ocorre na carne fresca. Aqui, a camada de vedação (sealing layer) da face inferior (lower web) é selada firmemente à camada de vedação (sealing layer) da face superior (upper web). Isso garante que nenhum líquido do produto possa ficar entre as camadas superiores e inferiores. A embalagem é aberta por meio de uma ruptura entre as camadas firmemente seladas da banda superior e inferior.

Filmes MultiFresh™ com função de pele macia são particularmente adequados para embalar produtos secos, como fatias de presunto, salame ou queijo.

Filmes MultiFresh™ para produzir película da embalagem com face inferior (lower web) elaborada com monomateriais (i.e. APET - Politereftalato de Etileno Amorpho, PVC - policloreto de polivinila, ou PP – Polipropileno). A variedade da face superior (upper web) também inclui materiais, capazes de serem selados em mono filmes com grande benefício, particularmente no que diz respeito à reciclagem de embalagens.

Filmes MultiFresh ™ para embalagem de produtos com arestas afiadas, ou seja, carne com ossos, camarão inteiro, lagostas, etc. As faces superiores (upper webs) com propriedades mecânicas aumentadas são usadas para esses produtos.

Os filmes MultiFresh™ com alto nível de permeabilidade ao oxigênio são usados principalmente para a embalagem de peixes frescos.

Concluindo, o uso da embalagem MultiFresh™ possui inúmeras vantagens às embalagens tradicionais (e a vácuo), destacando-se que a qualidade, o frescor, a cor e a estrutura do produto sejam apresentadas de forma natural e que os produtos sejam embalados sem tensões. Graças à selagem de toda a superfície, reduz-se de forma eficaz a perda de líquidos do produto. A embalagem pode ser facilmente aberta através da integração de um canto de fácil abertura. A embalagem MultiFresh™ pode ser elaborada de forma atrativa e informativa através da coloração, metalização, estampagem e etiquetagem. Por fim, o prazo de validade do produto pode ser substancialmente prolongado.

 

Faça o download e confira o texto completo com todas as ilustrações. Clique aqui

 

 

Anterior
Próxima
Colunista
Capa do colunista Alex Augusto Gonçalves
Alex Augusto Gonçalves

Oceanógrafo (FURG – 1993), Mestre em Engenharia de Alimentos (FURG – 1998), Doutor em Engenharia de Produção (UFRGS – 2005) e Pós-doutor em Engenharia (Dalhousie University, Halifax, Canada – 2008). Foi professor do curso de Engenharia de Alimentos (ICTA/UFRGS e UNISINOS), coordenador adjunto do Curso Superior em Gastronomia (UNISINOS). Hoje é Professor Associado I de Tecnologia do Pescado no curso de Engenharia de Pesca, Chefe do Laboratório de Tecnologia e Controle de Qualidade do Pescado (LAPESC/CCA/DCA/UFERSA), Professor Efetivo do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Ecologia Marinha e Costeira (PPG-BEMC/UNIFESP). Consultor Ad hoc de revistas nacionais e internacionais, revisor Ad hoc de Projetos de Pesquisa e Extensão, e consultor internacional da FAO/ONU. Bolsista Produtividade em Pesquisa (PQ) CNPq – nível 2 (2017-2019). Editor Associado – Brazilian Journal of Food Technology. Editor do Livro “Tecnologia do Pescado: ciência, tecnologia, inovação e legislação” premiado em 2º Lugar na Categoria “Tecnologia e Informática”, no 54º Prêmio Jabuti 2012.

Categorias
Charges
Capa quando o cão pastor é de um produtor de peixes
quando o cão pastor é de um produtor de peixes
Charge Edição nº 22 Publicado em 28/07/2021
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!