Colunas
Atualidades e Tendências da Aquicultura
01 de Dezembro de 2017 Fábio Rosa Sussel
Fenacam 2017: um mar de otimismo

Até já tinha um outro artigo começado para esta edição, porém, após ter participado da Fenacam 2017 achei mais pertinente deixar registrado o meu relato sobre o evento. Tecnicamente im¬pecável e comercialmente fantástico. Recorde de público e de negócios concretizados. Palestras da programação e eventos paralelos disputados. Entre outras observações, estas listadas representam bem o que foi o evento.

Notou-se ainda uma postura diferente do pú¬blico presente. Tanto estudantes quanto produtores, extremamente interessados em novas informações, tec¬nologias. Fazendas enviaram seus funcionários para conhecer o evento e as novidades do setor. O otimismo estava estampado no rosto de todos.

Com todos os expositores que conversei, a reação foi a mesma: “Superou a melhor das expectati¬vas. ” E com uma particularidade bem interessante: preferência por produtos e marcas mais conceituadas, tecnificadas. Ou seja, estão captando a mensagem que o novo momento da aquicultura exige profissionalismo e dedicação. É possível sim conviver com a mancha bran¬ca e é viável financeiramente investir, mas é necessário mudar a postura para produzir.

Me chamou a atenção ainda a participação ex¬pressiva da piscicultura no evento. Paralelamente ao XIV Simpósio Internacional de Carcinicultura ocorria também o XI Simpósio Internacional de Aquicultura, onde as palestras eram mais voltadas para a parte de peixes. Piscicultores de todas as regiões do país estavam presentes no evento. Aliás, que bela iniciativa da ABCC abrir mão de qualquer vaidade e pensar na aquicultura como um todo. É de iniciativas assim que precisamos cada vez mais.

Por sinal, está mais que na hora de pensarmos em uma associação nacional que represente a aquicul¬tura como um todo. Não tenho dúvidas que seria muito mais estratégico levar nossas reivindicações por meio de uma representação nacional bem consolidada (e te¬mos condições pra isto) que continuarmos vinculados (e sem representatividade) a pesca extrativa. Por que não a fusão da Peixe BR e ABCC? Precisamos urgentemente pensar na aquicultura como um todo. Por casualidade, no intervalo de uma semana tive a grata oportunidade de conversar sobre este assunto com Itamar Rocha (Presidente da ABCC) e Ricardo Neukirchner (Pres¬idente da Peixe BR). Ficou claro para mim o entendi¬mento e o desejo de fusão entre as duas entidades. Peixe BR tem muito a agregar com a ABCC e vice-versa.

Algumas “vaidades” (não sei se seria este o ter¬mo mais adequado) precisam ser superadas. O mais importante é que ambos os lados possuem o entendi¬mento da importância disso. Uma associação nacional forte com seus respectivos representantes estaduais. Lembrando da necessidade urgente de conscientizar todos os associados e envolvidos que associação não é para ajudar produtores em suas particularidades. E sim representatividade dos interesses comuns. Associação é para reivindicar e não reclamar. Vale a pena refletir so¬bre o assunto.

Voltando a Fenacam 2017, sem sombra de dúvi¬das o maior evento da aquicultura brasileira dos últimos anos. Evento técnico e objetivo, que conciliou trans¬ferência de tecnologias e negócios. Fica o exemplo para todos os outros eventos técnicos e científicos a serem realizados no Brasil: quanto de dinheiro público será usado, qual a abrangência do evento e qual o resultado prático esperado/obtido?

 

Faça o download e confira o texto completo com todas as ilustrações. Clique aqui

Anterior
Próxima
Colunista
Capa do colunista Fábio Rosa Sussel
Fábio Rosa Sussel

Fábio Sussel é Zootecnista formado pela Universidade Estadual de Maringá, possui mestrado em nutrição de peixes pela UNESP de Botucatu e doutorado, também em nutrição de peixes, pela USP de Pirassununga. Pesquisador Científico em Aquicultura do Instituto de Pesca de São Paulo. Especialista em proteína aquática, com ênfase na produção comercial de lambari e produção de camarão marinho em água salinizada. Idealizador e primeiro apresentador do programa AquaNegócios da Fish TV. Apresentador do Canal #VaiAqua do Youtube.

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!