Covid-19. Um nome pequeno para um organismo menor ainda que foi capaz de provocar um estrago de proporções mundiais. Um vírus que fez com que a ciência, na ausência de uma vacina, orientasse o mundo a praticar o isolamento social. A quarentena.
E o que isto tem a ver com a aquicultura ornamental? Tudo. O fechamento das lojas de aquarismo, o risco do desemprego e a redução do poder aquisitivo da população levou a aquicultura ornamental a enfrentar um dos seus maiores desafios. O segmento está sendo duramente atingido. Muitos produtores de peixes ornamentais não têm a quem vender, amargando perdas econômicas significativas. As dificuldades em adquirir insumos (ração, equipamentos) tem piorado ainda mais o dia a dia dos empreendedores. Analistas econômicos indicam que a recuperação econômica do Brasil será lenta, não trazendo expectativas favoráveis a esta cadeia produtiva. O desânimo toma conta da aquicultura ornamental.
Dizem que aprendemos muito mais com nossos erros do que com nossos acertos. E o que podemos prender com tudo isto? A primeira coisa é que as cadeias produtivas precisam buscar novos canais de comunicação. Empreendimentos que dispunham de lojas virtuais e utilizavam mídias sociais para atingir o mercado estão obtendo bons retornos. Mais do que nunca a comunicação com o público alvo se tornou uma vantagem competitiva. Abordagens inovativas, tais como “lives” nas criações, câmeras “online” e tantas outras ferramentas têm sido utilizadas para atenuar este momento difícil. Mas ainda é muito pouco.
Relembramos também o que já sabíamos: o crescimento da aquicultura ornamental está diretamente relacionado com o desenvolvimento econômico do país. Uma boa maneira de demonstrar isto, é falando do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Este índice é divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). O IDH é medido em uma escala de 0 a 1. Leva em consideração três pilares: saúde, conhecimento e padrão de vida. Quanto mais próximo de 1 mais desenvolvido o país. Em 2019 obtivemos 0,761 ocupando a posição 79°!!!! Estados Unidos, Japão, países europeus e a Austrália ocupam as primeiras posições. Não é coincidência, portanto, que nestes países a aquicultura ornamental seja uma sólida cadeia produtiva. Por outro lado, o relatório apontou que quase um terço de todas as riquezas do Brasil estão concentradas nas mãos dos 1% mais ricos. O Brasil tem a segunda maior concentração de renda do mundo, ficando atrás apenas do Catar (este país faz fronteira com a Arábia Saudita). Já deu para imaginar o problema da aquicultura ornamental no Brasil? Quanto menor a base de público que um segmento atua, mais dificuldades ele enfrenta para atravessar crises. Ao longo dos próximos anos deveremos observar uma piora dos indicadores econômicos e uma maior concentração de renda, com agravamento das desigualdades sociais. Nada disto contribui para o crescimento da aquicultura ornamental no Brasil. Certamente precisaremos de muito esforço do setor produtivo, das instituições de pesquisa e fomento e de ações governamentais para emergir desta crise.
Mas tudo isto está em um plano mais macro, a nível nacional. Individualmente como podemos contribuir para modificar estas expectativas sombrias? A primeira coisa a se fazer é contribuir para a divulgação do hobby. O aquarismo é uma forma de se ligar a natureza, de trazer paz interior pela oportunidade da contemplação de habitats aquáticos dentro de nossas próprias casas e de ampliar a compreensão da importância da valorização da vida. Os aquários, de diferentes tamanhos e propósitos, querem sejam de água doce ou marinhos, podem ser uma extraordinária ferramenta de agregação familiar (ainda mais em tempos de quarentena) e utilizados para despertar valores que tanto fazem falta na sociedade brasileira em dias atuais.
Devemos também desmistificar o aquarismo. Não é um hobby caro. Existem aquários para todos os públicos. Pelo mesmo lado, este isolamento social também nos mostrou como o investimento em “saúde mental” pode ser vantajoso. Invista em sua tranquilidade, invista em algo para ser praticado por toda sua família, invista em objeto de decoração, um “quadro vivo”, contribua com uma atividade produtiva que traz renda e progresso social a inúmeras pessoas em nosso Brasil. Tenha um aquário em casa!!!! Mesmo que pequeno, simples e com peixes de água doce de baixo custo. Envolva seus filhos, sua família. Tenho certeza, você ficará impressionado em como uma ação tão simbólica pode modificar nossa realidade.
Espero que esta crise passe logo. Espero que em breve as coisas retornem a padrões mais sociáveis. Mas acima de tudo, espero que você, amigo leitor, monte um aquário. Nem que seja pela experiência. Mas tenho certeza de que se você contrair o “vírus” da aquicultura ornamental (para o qual, assim como o covid-19, também não existe cura!!!), encontrará inúmeros momentos de felicidade na mágica oportunidade de recriar a natureza em pequenos espaços.
Até a próxima coluna. E não esqueça de montar seu aquário (tem muitas lojas virtuais funcionando...).
Atualidades e Tendências da Aquicultura
Extensão Rural e assistência técnica aquícola
Recirculating Aquaculture Systems
Preencha todos os campos obrigatórios.
No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.
Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.
Preencha todos os campos obrigatórios.
Preencha todos os campos obrigatórios.
Você será redirecionado em alguns segundos!