Colunas
Green Technologies
04 de Maio de 2020 Maurício Emerenciano
Aquaponia: novo livro é referência mundial

Tendo em vista a grande repercussão e o crescente interesse sobre o tema, a coluna Green Technologies dessa edição traz na íntegra a recente matéria publicada no site da Kona Blue assinada por Maria Angélica Reis, William Bauer e o titular dessa coluna.

Que a Aquaponia vem crescendo e ganhando cada vez mais adeptos, isso todos já sabem. Mas o que poucos sabem é sobre o recente lançamento do livro que vem recheado de informações atuais, com embasamento científico e o melhor: de acesso e download gratuitos! Neste sentido, a coluna Green Technologies dessa edição traz mais detalhes sobre esta importante obra que é considerada a atual referência mundial no tema.

Vale lembrar que aquaponia é considerada uma revolução na forma de produzir alimentos. Este modelo de cultivo que integra peixes, crustáceos e diferentes espécies de plantas caiu no gosto de diversas pessoas em muitos países, tanto no âmbito de hobby e mais recentemente também como negócio. Principalmente focado neste último público foi lançado recentemente o livro considerado a referência mundial desse sistema: “Aquaponics Food Production Systems - Combined Aquaculture and Hydroponic Production Technologies for the Future”.

Este livro, lançado pela Springer, tem como editores Simon Goddek, Alyssa Joyce, Benz Kotzen e Gavin M. Burnell e sua cópia digital pode ser obtida gratuitamente, já que ele foi publicado na modalidade open access. São 619 páginas, divido em 24 capítulos abrangendo temas como balanço de nutrientes, modelagem, mineralização, sistemas acoplados e desacoplados, sanidade, comercialização, marketing, entre outros.

Um destaque é o capítulo 12 sobre “Diferentes tipos e abordagens na Aquaponia”, onde o titular dessa coluna descreve o uso dos sistemas de bioflocos na produção aquapônica de plantas. No total são mais de 20 pesquisadores internacionais envolvidos nesta obra inédita de um segmento em franca expansão mas que infelizmente ainda é carente de livros referência.

Se interessou? Então acesse o link e faça já seu download gratuitamente!

Uma ótima leitura e até breve!

 

Faça o download e confira o texto completo com todas as ilustrações. Clique aqui

Anterior
Próxima
Patrocínio do colunista Maurício Emerenciano
Colunista
Capa do colunista Maurício Emerenciano
Maurício Emerenciano

Maurício Emerenciano é graduado em Zootecnia (UEM), mestre em aquicultura (FURG) e doutor em Ciências pela UNAM (México). Em 2014 foi ganhador da Medalha Alfonso Caso (menção honrosa designada às melhores teses e dissertações dos Programas de Pós-Graduação da UNAM/México). Atua na aquicultura desde 2002 e como pesquisador já realizou cooperação científica em diversos centros de pesquisa como Waddell Mariculture Center (EUA), CSIRO (Austrália) e IFREMER (França). Foi consultor científico em aquicultura para o governo do Chile, do México e Polinésia Francesa (Pôle d’Inovación de Tahiti). Membro do Biofloc Technology Steering Committee (AES), voltado a ações científicas e tecnológicas referentes ao sistema BFT. Possui capítulo de livro referência mundial da tecnologia de bioflocos (Biofloc Technology - The practical guide 3rd edition). Já proferiu mais de 20 cursos e diversas palestras sobre tecnologias “mais verdes” de produção para produtores, indústria e academia no México, Brasil, Chile e Colômbia. Atualmente é professor e pesquisador da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), campus Laguna/SC, onde coordena projetos de pesquisa vinculados ao setor público e privado.

Categorias
Charges
Capa Aeradores Possuídos
Aeradores Possuídos
Charge Edição nº 11 Publicado em 01/04/2018
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!